Local Saúde

SOS da Vida – Passando a vida a limpo

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores, hoje venho trazer um assunto importante que dei como título passar a vida a limpo. E começo com uma afirmação que enfrentamos situações difíceis em nossas vidas devido aos erros que cometemos. A culpa não deve ser atribuída à vida nem às pessoas, mas sim às decisões equivocadas e às escolhas malfeitas que fazemos.

No entanto, a boa notícia é que sempre há tempo para mudar atitudes negativas e colher coisas boas. Nunca é tarde demais para corrigir, melhorar, perdoar e acertar. Devemos construir pontes em vez de obstáculos. Fico perplexa ao ver como algumas pessoas não se esforçam para mudar e acabam presas em um ciclo de repetição de erros.

Como dizia o dito popular, colhemos aquilo que plantamos. Se não temos amigos no presente, é porque não os fizemos no passado e não os mantivemos. Aqueles que permanecem sozinhos, na maioria das vezes, não estão nessa situação por opção, mas sim porque semearam discórdia, criaram problemas e causaram inimizades. Aqueles que expressam seus pensamentos de forma rude e tratam mal as pessoas não têm o direito de reclamar de sua atual condição, pois ninguém aguenta conviver com eles. Nada na vida é gratuito, nada acontece sem uma razão. Se alguém passa anos falando de forma imprudente, agindo como se os outros não tivessem sentimentos, humilhando e agindo de maneira errada, é impossível que possa colher coisas boas no futuro. A vida nos disciplina de maneira dura, e isso se aplica a todos, inclusive a mim.

Portanto, devemos pensar antes de agir, pensar antes de falar e, acima de tudo, ter uma vida pautada nos princípios básicos que nossos pais nos ensinaram. Eles não nos ensinaram porque são chatos e falam demais, mas sim porque amam seus filhos e sabem que a vida nos cobra um preço. Se temos um mau temperamento, acabaremos sozinhos. Se acreditamos ser donos da verdade, afastaremos as pessoas. Se humilhamos e des respeitamos o próximo, estaremos semeando ódio. Se tentarmos sabotar os outros, seremos prejudicados. A conta sempre chega, ninguém escapa.

Acredito que o futuro pode ser diferente se nós formos diferentes e melhores. Nunca é tarde para mudar. Se algo está errado em nossa vida, precisamos identificar o problema e, se houver tempo, corrigi-lo. Nem sempre é possível, mas sempre há espaço para melhorias. E se não aprendermos com nossos erros, como poderemos desfrutar dos acertos? Nosso maior erro é lamentarmos e atribuirmos a culpa à vida e às pessoas. Enfrentamos situações difíceis porque criamos problemas e alimentamos erros. Ninguém é culpado por tudo isso. No entanto, a boa notícia é que sempre há tempo para mudar atitudes negativas e colher coisas boas.

Recentemente, encontrei um amigo que há décadas está em uma briga sem fi m com seu ex-sócio. Uma troca interminável de ofensas que, após 30 anos, não resultou em nada. Perguntei a ele por que continuava com essa situação, e ele me respondeu: “Estou velho demais para recuar”. Isso me fez refl etir: “Velho demais para agir corretamente?” Nunca estamos velhos demais para corrigir nossos erros, melhorar como pessoas, perdoar e acertar. Fico per plexo ao ver como algumas pessoas não se esforçam para mudar. Portanto, deixo aqui uma sugestão: mude ou se torne melhor.

A vida passa rápido demais para permanecermos no mesmo lugar. Devemos lembrar que somos os responsáveis pelas escolhas que fazemos e pelas ações que tomamos. Se queremos uma vida mais positiva e gratificante, precisamos cultivar relacionamentos saudáveis, tratar os outros com respeito e buscar soluções em vez de criar problemas.

A vida é um reflexo do que projetamos para o mundo, e se plantarmos amor, empatia e compreensão, colheremos esses mesmos sentimentos em retorno. Às vezes, enfrentamos dificuldades e desafios que parecem insuperáveis, mas devemos lembrar que cada obstáculo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Devemos aproveitar essas situações para refl etir sobre nossas atitudes e buscar manei ras de nos tornarmos pessoas melhores. Portanto, não podemos nos deter nas lamentações e culpar a vida e as pessoas pelos problemas que enfrentamos.

É preciso assumir a responsabilidade por nossas ações passadas e presentes e buscar uma mudança positiva. Nunca é tarde para fazer as escolhas certas, buscar o perdão, aprender com nossos erros e colher algo de bom. No final das contas, a vida é uma jornada de aprendizado e evolução.

Devemos aproveitar cada oportunidade para crescer, transformar nossas atitudes negativas em positivas e criar um futuro melhor para nós mesmos e para aqueles ao nosso redor.

A mudança começa em nós mesmos, e o tempo está sempre ao nosso lado, esperando que façamos a escolha de agir com sabedoria e amor. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.

As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17 Até a próxima semana !!


Eliana Pereira Ignacio é psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads