Local

SOS da Vide – Automotivação, questão de decisão

Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores, na semana anterior, nossa coluna trouxe uma afirma que felicidade é questão de ser; isto é, depende de cada um buscar a sua. Hoje dando sequência nesta responsabilidade de cada um buscar o que é melhor para sua vida venho trazer o tema: O que é automotivação.

Automotivação é a capacidade que cada um tem de buscar em si mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Na prática, isso significa, por exemplo, que cada um consegue acordar todo dia com vontade de trabalhar para entregar tudo no prazo e chegar ao final da semana com aquela sensação de missão cumprida.

E tudo isso sem depender de elogios de um colega ou de uma promessa de promoção. Existe uma diferença entre motivação e automotivação, é exatamente o prefixo “auto” que vem na segunda palavra. “Auto” signifi ca “relativo a si mesmo”, “próprio”. Motivação, então, é um motivo que faz você se empenhar em alguma coisa. Receber um elogio, por exemplo, é uma motivação para você trabalhar cada vez melhor.

A diferença da motivação para a automotivação é que, na primeira, esse estímulo pode vir de qualquer lugar, enquanto na segunda ele vem de si mesmo. Ou seja, sua motivação, ou seu motivo para se empenhar em alguma coisa vem de dentro e não depende de fatores externos, como o próprio elogio ou um aumento salarial. Automotivação é uma capacidade que pode ser desenvolvida e que, se bem desenvolvida, pode ajudar a sua vida deslanchar, independentemente da área que estiver necessitando; seja escola, trabalho, desempenho social, social e outros.

Segue algumas dicas importantes para a começar a desenvolver a automotivação você precisa criar metas que sejam objetivas e alcançáveis, o que significa dizer que elas devem ser claras para que você saiba exatamente quando foram alcançadas e também que elas não podem ser impossíveis.

É importante também que essas metas dependam mais de você do que de fatores externos.

É importante estabelecer metas que não sejam apenas o seu objetivo final. As metas devem ser de curto, médio e longo prazo. Se você quer ser gerente comercial da empresa, considere que esse é o seu objetivo, mas não é a sua única meta. Para chegar lá, você pode estabelecer algumas metas que vão indicar se você está ou não no caminho.

Por exemplo: Alcançar nível avançado de inglês até o final do ano; frequentar pelo menos 2 eventos ou feiras na sua área por ano; ativar networking com ex-colegas de empresa; fazer 1 curso online a cada 2 meses. Cada vez que você atingir uma dessas metas, sua automotivação para seguir em frente aumenta. Para que as metas sejam cumpridas faz necessário organizar o dia a dia.

O que significa dividir o seu tempo entre tudo o que você precisa fazer. Organizar suas atividades gerais do dia a dia.

Quanto mais organizada estiver a sua rotina, mais êxito terá em suas metas e encontrara tempo para fazer o que gosta o que já é um estímulo e tanto. Desenvolva sua inteligência emocional, busque entender as suas emoções e as suas reações e aprender a lidar com tudo isso da melhor forma possível.

Quando se trata de ter automotivação, a inteligência emocional ajuda a descobrir nossas motivações internas e também a lidar com as frustrações que aparecem pelo caminho sem perder o foco no nosso objetivo. Saiba priorizar isto é importante para quase tudo na vida, seja para organizar suas atividades ou para se automotivar. Quando você entende o que é mais importante para cada momento e dá a devida importância para isso, acaba empenhando menos tempo no que não é tão essencial no momento.

E passe a buscar um proposito utilize uma estratégia interessante para você se motivar todos os dias a buscar um propósito maior no que você faz. Entendendo o propósito, fica muito mais fácil encontrar automotivação para acordar todos os dias e ser produtivo e eficiente. Seja merecedor de seus próprios elogios, crie pequenas premiações para você que possam fazer a diferença no seu dia.

Depois de um dia estressante, ou uma reunião complicada, por exemplo, talvez você mereça um café caprichado com um bolo artesanal. A ideia é gerar pequenas recompensas que façam com que você tenha motivos para continuar. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.

Colossenses 3:23 Até a próxima semana!!


Eliana Pereira Ignacio é psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads