EUA Local Novo Normal

Tempestade tropical Ida deixa dezenas de mortos no nordeste dos Estados Unidos

Da redação (Com G1 e AFP) – Dezenas de pessoas morreram nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia devido à tempestade tropical Ida no nordeste dos Estados Unidos, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no sul do país.

A rede de televisão NBC noticiou 5 óbitos nos três estados (13 em Nova Jersey, 9 em Nova York e 3 na Pensilvânia). A agência de notícias Associated Press cita 22 mortes e o jornal “The New York Times, ao menos 20.

Há mortos também nos estados de Maryland, Connecticut, Alabama, Mississippi e na Louisiana. Mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica em seis estados.

Em Nova York, a cidade registrou a maior quantidade de chuva em um dia em pelo menos 152 anos.
Foram mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN, o maior número desde 1869 (quando as medições começaram) e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927).

A cidade de Newark, em Nova Jersey, também teve um novo recorde diário de chuva na quarta-feira (1º): 21,3 centímetros, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros em 1959). O aeroporto da cidade chegou a suspender voos devido à quantidade de chuvas.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade.

“Chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas estradas”, afirmou de Blasio ao declarar emergência. “Fique longe do metrô. Fique fora das estradas. Não dirija nessas águas pesadas”.

A polícia de Nova York confirmou nove mortes na cidade, incluindo uma criança de 2 anos e uma idosa de 86 anos. Outros cinco óbitos foram relatados em Nova Jersey.

Algumas pessoas morreram afogadas em apartamentos subterrâneos no bairro do Queens, onde porões são convertidos ilegalmente em moradias improvisadas.
As chuvas também causaram inundações e interromperam quase todas as linhas do metrô, que ficaram completamente alagadas. Estradas e avenidas ficaram intransitáveis.
No estado de Nova Jersey, o um homem de 70 anos morreu após o veículo em que estava ser arrastado pela água, segundo o prefeito da cidade de Passaic, Hector Lora.

Outras quatro pessoas foram encontradas mortas em um complexo de apartamentos na cidade de Elizabeth, vizinha a Newark, nesta quinta-feira (2).

Deixe um comentário

WordPress Ads