EUA Imigração Local Novo Normal

Texas declara organização criminosa da Venezuela, como ‘terrorista’ e assume discurso de Trump contra imigração

Gangue originária da Venezuela atua em diversos países da América do Sul e EUA e está ligada a extorsões, homicídios e tráfico de drogas

Da Redação – O governo do Texas declarou a gangue Trem de Aragua uma organização terrorista e abraçou o discurso do candidato republicano Donald Trump, que garante que numerosos migrantes chegam aos Estados Unidos vindos de países que abriram as suas prisões.

O Trem de Aragua, considerada uma gangue transnacional originária da Venezuela, atua em diversos países da América do Sul, ligada a extorsões, homicídios e tráfico de drogas. Segundo as autoridades do Texas, eles também participam no tráfico de migrantes.

Devido à crise política, econômica e social na Venezuela, seus cidadãos acedem a um programa humanitário que lhes permite chegar aos Estados Unidos e iniciar um processo de asilo.

Durante uma conferência de imprensa nesta segunda-feira em Houston, o governador do Texas, Greg Abbott, declarou o Trem de Aragua uma “organização terrorista estrangeira” e anunciou uma equipe para perseguir o que considerou uma “Mara Salvatrucha [gangue que se originou em Los Angeles na década de 1980]”.
Abbott disse que mais de 20 pessoas foram recentemente presas em um hotel de El Paso e “suspeita-se” que “muitas delas sejam integrantes do Trem de Aragua”.

O anúncio de Abbott surge uma semana depois de, durante o debate que antecedeu as eleições presidenciais de novembro, Trump ter culpado a sua adversária, a vice-presidente democrata, Kamala Harris, por permitir a entrada de migrantes provenientes de prisões ou instituições psiquiátricas, enquanto acusou outro grupo de comer os animais de estimação. Abbott justificou o anúncio devido ao “aumento da chegada de jovens em idade militar da Venezuela que parecem ter as características de um integrante do Trem de Aragua”.

O governador mostrou imagens de tatuagens supostamente ligadas à gangue, como uma estrela, um trem, um rifle AK-47, a silhueta de Michael Jordan com o número 23 ou o nome de uma música trap latina.

Em julho, o Departamento de Estado dos EUA admitiu que a atividade dessa organização tinha se espalhado pelo país e ofereceu uma recompensa a três dos seus membros que pudessem estar na Colômbia e na Venezuela, incluindo o seu líder, Héctor Rusthenford Guerrero, “Niño Guerrero”.

Recentemente, no Colorado, a polícia prendeu oito indivíduos que rotulou como membros do Trem de Aragua e os responsabilizou por cometerem atos de violência contra a comunidade migrante.

Deixe um comentário

WordPress Ads