EUA Saúde Tecnologia

Uso excessivo das redes sociais pode estar associado ao aumento da taxa de suicídio em adolescentes, aponta pesquisa da Florida Atlantic University

JSNEWS – Pesquisadores da Faculdade de Medicina Schmidt da Florida Atlantic University (FAU) e colaboradores realizaram uma pesquisa na qual descobriram que, em uma década, a taxa de suicídio entre jovens de 13 a 14 anos dobrou com o aumento do uso das redes sociais.

Os pesquisadores examinaram dados sobre mortes por suicídio de adolescentes nos Estados Unidos de 2009 a 2018 e descobriram que, à medida que o uso das redes sociais aumentava, a taxa de suicídio também aumentou.

Conforme explicado na pesquisa, essas tendências de aumento são semelhantes nos grupos raciais, gêneros ou renda. Já nas áreas rurais, as armas de fogo foram utilizadas em 46,7% dos suicídios contra e 34,7% nas regiões metropolitanas.

Além disso, os suicídios ocorreram com frequência significativamente maior entre setembro e maio e foram mais frequentes às segundas-feiras, seguidos pelo restante dos dias da semana, sugerindo que a pressão acadêmica e o estresse emocional relacionado à escola são fatores de risco para problemas de saúde mental.
A pesquisa também informa que os meses entre setembro e maio abrange o outono e inverno no hemisfério norte, e durante esses meses, muitas regiões experimentam menos luz solar e temperaturas mais baixas, em ambientes fechados, as redes sociais acaba se tornando o canal de comunicação para interações entre adolescentes.

A pesquisa destaca a necessidade de educar os jovens sobre o uso saudável das redes sociais e fornecer-lhes ferramentas para lidar com os desafios emocionais e sociais que enfrentam na vida cotidiana.

Também ressalta a importância de os pais, educadores e profissionais de saúde mental estarem atentos aos sinais de alerta de problemas emocionais e de saúde mental em adolescentes que usam redes sociais.

A pesquisa foi publicada no jornal científico “JAMA Pediatrics”.

Centros de atendimento para prevenção se suicídios nos USA

  • National Suicide Prevention Lifeline: 1-800-273-TALK (8255)
  • The Trevor Project (LGBTQ+): 1-866-488-7386
  • Crisis Text Line: Text HOME to 741741
  • NAMI (National Alliance on Mental Illness) Helpline: 1-800-950-NAMI (6264)
  • Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA) National Helpline: 1-800-662-HELP (4357)
  • The Jed Foundation (específico para jovens adultos): 1-800-273-TALK (8255)
  • American Foundation for Suicide Prevention (AFSP): 1-888-333-AFSP (2377)

Deixe um comentário

WordPress Ads