Cultura Saúde

Vencendo a si próprio. Superando-se

Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores hoje inicio uma mini série falando sobre como vencer a si mesmo, superar-se uma questão indispensável para o crescimento pessoal.

Há momentos muito difíceis em que muitas provas aparecem e é preciso estar pronto para vencê-las elas chegam sem avisos pegando o sujeito desprevenido, desarmado. A princípio o sujeito fica atônito, com a forte sensação de que não passa de um sonho, mas aos poucos vai recobrando da surpresa, certificando que não se trata de sonho tudo é real. Neste momento e necessário buscar subsídios para reagir de alguma forma.

A psicologia em geral e mais concretamente a psicologia positiva em particular debruçam-se sobre esta questão, com o intuito de propiciar um ótimo funcionamento para o ser humano, focando-se nas forças, virtudes e habilidades que cada um possuí, bem como na relevância que as emoções positivas contribuem para o bem- -estar e para tão sonhada felicidade do ser humano.

Cada pessoa comporta em si um enorme potencial. Na base desse potencial está a enorme capacidade de aprendizagem, complemento que o ser humano nasce com um impulso insaciável para a aprendizagem. Aponto veemente, que na promoção de suas forças, virtudes e habilidades está a magnífica capacidade de aprendermos. E, para melhorar e superar a si mesmo ou aos pontos fracos que aloja em seu ser, a capacidade de aprender figura como um papel central.

O que pretendo nesta mini, série é apresentar um conjunto de considerações e abordagens que possam contribuir para a construção da noção que cada um tem de si mesmo e para que cada um diante de sua necessidade venha a melhor e superar, quer sejam suas fraquezas internas, quer sejam suas situações problemáticas com as quais se depara frequentemente, vários são os pontos a serem estudados para vencer esta batalha, nesta edição inicio com um deles um dilema.

Vejamos: As vicissitudes da vida, os acontecimentos do dia-a-dia, o stress, a ansiedade, os períodos de desilusão e desânimo, as perdas, os fracassos, os recuos, as doenças, os problemas psicológicos e a incerteza do futuro são tudo justificações mais que sufi cientes para mandar qualquer um para abaixo e com isso vir a sofrer.
Ficando suscetível à desesperança, neste momento pode vir a colocar suas forças em causa.

Perante tal cenário, duas possibilidades podem efetivar-se: Ceder à dificuldades ou enfrentar a situação. Ceder às dificuldades e sentir-se infeliz, derrotados e vitimizados pelas circunstâncias, prejudicando a qualidade de vida. Ou, enfrentar as situações, apoiando-se em si mesmo, reunindo suas forças e persistindo à derrota e às dificuldades, colocando-se no caminho das soluções, superando-se. Ainda que lhe custe muito admitir, mas essa é sempre uma decisão que se pode escolher.

Se você se encontra a passar por um cenário idêntico, o que escolhe para si? Você é aquele que tem possibilidade de reestruturar o significado que atribuiu a alguns dos acontecimentos que o prendem a uma vida nebulosa. Provavelmente grande parte das suas capacidades de aprendizagem, de decisão e de planejamento mantêm-se intactas.

Tente perceber aquilo que ainda gosta, que sente alegria, ou que sentia antigamente? O que sabe fazer que lhe dá satisfação? Onde perde a noção do tempo? Pondere que eventualmente a tristeza prolongada enraizou lhe o hábito de olhar para as coisas de forma acinzentada.

Quebre o hábito da vitimização, elimine as desculpas paralisantes e movimente-se por aquilo que quer: melhorar-se a si mesmo. Devido à capacidade plástica que o nosso cérebro tem, é possível reestruturar crenças, hábitos, pensamentos, comporta mentos e sobretudo a nossa história passada.

Esta maravilhosa capacidade cerebral fornece-nos a possibilidade de flexibilizarmos o pensamento e reavaliarmos situações passadas de forma a que nos sirvam e permitam construir uma nova maneira de perspectiva o futuro. É preciso sempre recomeçar, cada instante é novo, mesmo que treine em não perceber isto.

Nesta renovação constante, que e o movimento inerente a própria vida, esta a esperança em dias melhores. Melhorando a si mesmo, com certeza atrairá acontecimentos mais felizes. É preciso estar atento, com a missão de viver com qualidade de vida, esta missão se desenrola sempre no interior do sujeito.

Resultando em modificação, às vezes em uma mínima percentagem, mas significativa que irá refletir na própria vida e na vida de todos que estão à sua volta. É preciso seguir em frente, sempre, aconteça o que acontecer, é preciso acreditar que dias melhores virão, lembre-se sempre que a atitude positiva diante do sofrimento garante o sucesso.

E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, Por que teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Amém. Mateus 6:13 Até a próxima semana!!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads