Biden Economia EUA Internacional Local

Vendas de veículos nos EUA caem em 2022, diz consultoria

REUTERS – As vendas de veículos novos nos Estados Unidos recuaram em 2022, afetadas por falta de estoque, que pesou mais sobre marcas asiáticas do que nas gigantes de Detroit, como General Motors e Ford, segundo dados da consultoria Cox Automotive.

Os emplacamentos devem somar cerca de 13,9 milhões de veículos, queda de 8% sobre 2021 e recuo de 20% ante o pico de 2016, segundo a consultoria.

A escassez de estoque, causada pelo aumento dos custos de matéria-prima e persistente escassez de componentes eletrônicos, se estendeu até 2022, prejudicando a produção de muitas montadoras. A oferta apertada manteve os preços de carros e caminhões elevados, mesmo quando o estoque de veículos melhorou no segundo semestre do ano.

A Toyota está entre as mais atingidas pela escassez de peças, que forçou a empresa japonesa a cortar sua meta de produção para o ano inteiro em novembro.

O corte levará a empresa japonesa a ceder o lugar de líder de vendas nos EUA em 2022 para a GM, que perdeu essa posição no final de 2021 pela primeira vez desde 1931, de acordo com a Cox Automotive e o marketplace automotivo TrueCar.

As vendas da GM nos EUA em 2022 devem mostrar alta de 2,3%, enquanto as da Toyota devem exibir recuo de 9%, de acordo com a Cox Automotive. Ambas as montadoras devem divulgar os números nesta quarta-feira.

Deixe um comentário

WordPress Ads