EUA Imigração

VÍDEO: Coyote abandona menino na margem do rio Colorado, fronteira Mexico-USA

JSNEWS – Um vídeo capturado pelas autoridades dos EUA mostra o momento em que um contrabandista de pessoas (Coyote) abandonou um menino guatemalteco de um ano de idade nas margens do rio Colorado, na fronteira entre os EUA e o México.

As imagens compartilhadas pela Patrulha de Fronteira, que foram gravadas na tarde de segunda-feira, mostram um contrabandista atravessando a cerca que separa a fronteira segurando uma criança pequena. Em seguida, o coyote deixa o menor próximo a cerca, perto da margem do rio e foge para o lado mexicano. O menino se levanta e depois de alguns segundos caminha sem rumo.

Um agente da Patrulha de Fronteira percebeu o que aconteceu e correu para o local. O vídeo mostra o policial saindo do veículo, segurando a criança e colocando-a no banco de trás.

“Graças à resposta rápida do nosso agente, a tragédia foi evitada”, disse o chefe da Patrulha de Fronteira, Raul Ortiz, no Twitter.

Ortiz também compartilhou a foto do agente segurando o menino em um dos escritórios da Patrulha de Fronteira.

O menino foi identificado, mas devido às regras de privacidade, a agência não divulgará seus dados, disse John Mennell, porta-voz da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

“A criança foi posta sob os cuidados do Escritório de Reassentamento de Refugiados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos”, disse Mennell.

Mais de 57.000 menores desacompanhados chegaram à fronteira EUA-México este ano.

84% dos menores não acompanhados têm entre 13 e 17 anos de idade. 68% deles são do sexo masculino e vêm principalmente do México e de países da América Central, mas também de Cuba, Venezuela, Equador, Haiti e Brasil, de acordo com o Escritório de Reassentamento de Refugiados (ORR).

Deixe um comentário

WordPress Ads