EUA

“Virou uma palhaçada!”: americanos se rebelam contra a obrigação de deixar gorjetas

Com informações de Loubna Anaki, correspondente da RFI em Nova York, e da AFP

Nos Estados Unidos, o sistema de gorjetas é geralmente um quebra-cabeças para os turistas e uma obrigação nos restaurantes. Mas, diante da alta inflação e do aumento de preços, cada vez mais os americanos se questionam no momento de deixar o “tip”, um hábito que vem pesando no bolso da população.

Entre os clientes de restaurantes e os garçons, a prática não é questionada: para os americanos é normal deixar entre 15% e 20% do valor total em gorjeta após uma refeição. O salário de quem trabalha neste setor é basicamente pago desta forma. No entanto, nos últimos tempos, o costume de dar um“tip” vem sendo adotado em locais inesperados, como floriculturas, mercearias e até em máquinas eletrônicas.

“Você tem que deixar gorjeta em qualquer lugar: seja no açougue, ou se você compra um café ou pega um bagel para levar, por tudo!”, reclama Sam Morgan, em entrevista à RFI. “Está virando uma palhaçada! Por exemplo, se vou me depilar, tenho que deixar entre US$ 20 e US$ 30 de gorjeta. É inacreditável”, reitera.

A opinião de Sam não é uma exceção. Os americanos dão sinais de cansaço perante a tradição. Diante dos preços cada vez mais altos e uma inflação galopante, especialistas alertam para a generalização de uma prática abusiva, em um momento em que a população não sabe mais onde é preciso deixar essa espécie de gratificação e o valor dela.

Leia mais em RFI Brasil

Deixe um comentário

WordPress Ads