Biden China Mundo

Voo de Nancy Pelosi pousa em Taiwan, e China diz que sobrevoou ilha com aviões de guerra

Em uma visita não divulgada e sob ameaças da China, o avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou na manhã desta terça-feira (2) a Taiwan.

A aeronave pousou agora há pouco no aeroporto de Taipei. Por conta da visita, o governo chinês disse que aviões de guerra de Pequim sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan – o que Taipei negou – e monitoraram o trajeto do voo, que saiu da Malásia, a primeira visita de Pelosi na viagem que faz à Ásia.

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos Estados Unidos em apoiar a democracia vibrante de Taiwan”, declarou Pelosi após pousar na ilha. “Nossa solidariedade com os 23 milhões de moradores de Taiwan é mais importante do que nunca, em um momento no qual o mundo encara uma escolha entre a autocracia e a democracia”.
Com a visita, Pelosi se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997.

Desde a semana passada, o governo chinês vem fazendo ameaças aos Estados Unidos caso a presidente da Câmara fosse à Taiwan, que Pequim considera parte de seu território e, portanto, entende a visita como uma provocação.

Em comunicado após a visita, o Ministério da Defesa de Taiwan negou que aviões de guerra chineses tenham sobrevoado o Estreito de Taiwan. A pasta alegou que monitorou todas as atividades aéreas próximas à ilha e que, no caso de um sobrevoo por parte da China, teria reagido enviando também aviões contra as “forças inimigas”.
Pelosi chegou a Taiwan por volta das 22h30 no horário local (11h30 de Brasília). Na manhã de quarta-feira (3), ela se reunirá com o governo da ilha e visitará o Parlamento local.

Deixe um comentário

WordPress Ads