EUA

A dependência da economia americana de 8 dependência da economia americana de 8 milhões de trabalhadores indocumentados

Oito milhões de pessoas estão trabalhando ilegalmente nos EUA. Por que é improvável que isso mude? Durante anos, os formuladores de políticas falaram sobre o fechamento do fluxo de trabalhadores indocumentados, e a economia cresceu para confiar neles. Acabar com a imigração ilegal, dizem muitos dos que estudaram a questão, poderia significar que os trabalhadores americanos perderiam seus empregos, as empresas fechariam e a economia se contrairia.

Nos últimos anos, porém, a segurança nas fronteiras diminuiu consideravelmente o fluxo de novos trabalhadores e uma economia forte reduziu o desemprego e muitos empregadores, especialmente aqueles que oferecem empregos com baixos salários, dizem que há poucas alternativas para contratar trabalhadores sem documentos legais.

O presidente Donald Trump está em ambos os lados do equilíbrio entre a segurança das fronteiras e a prosperidade econômica. Trump prometeu erguer um muro para impedir a entrada de imigrantes indocumentados e aumentou a deportação dos que já estão nos Estados Unidos. Sua administração conduziu auditorias de folha de pagamento e invasões de locais de trabalho, que resultaram na prisão de milhares de trabalhadores.

Cerca de oito milhões dos quase 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos – abaixo de 12,2 milhões em 2007 – participam da força de trabalho. Eles representam cerca de 5% de todos os trabalhadores, de acordo com o Pew Research Center. Imigrantes indocumentados são super-representados em empregos de baixa qualificação, como agricultura, construção e creches. Muitas vezes, esses são empregos que seus empregadores têm dificuldade em preencher com trabalhadores americanos.

Mas os salários não são a questão principal, dizem alguns economistas, porque ainda não haveria americanos sufi cientes dispostos a fazer empregos de colarinho azul. Uma pesquisa realizada no final de 2017 pela Associated Contractors of America revelou que 70% das empresas de construção estavam tendo dificuldade em contratar profissionais específicos. Uma fronteira fechada pode significar uma economia cada vez menor.

É muito improvável que trabalhadores americanos fracos e vulneráveis se beneficiem de empregos anteriormente ocupados por imigrantes, porque alguns desses empregos simplesmente desapareceriam. Muitos americanos estão desempregados por um motivo – não querem os empregos que são historicamente ocupados por imigrantes. Aqueles que não estão empregados têm circunstâncias complicadas, como dependência de drogas, alcoolismo ou antecedentes criminais.

Se estes todos os trabalhadores indocumentados fossem expulsos dos Estados Unidos, a agricultura, construção e serviços seriam duramente atingidos. Receosa de que isto se torne uma realidade em pouco tempo, a indústria agrícola começou a investir em automação e robótica para compensar a escassez de mão-de-obra.

Desde a década de 1990, imigrantes indocumentados do México e da América Central se reuniram em cidades como Dalton, na Geórgia, para trabalhar nas fábricas de carpetes. Do outro lado do Sul e em cidades de rápido crescimento como Denver, centenas de milhares de pessoas foram absorvidas pela indústria da construção civil como telhados, pintores e pedreiros.

Imigrantes não autorizados em 2016 representaram 10,6% da força de trabalho em Nevada, 8,6 por cento na Califórnia e 8,2% no Texas, de acordo com um estudo divulgado no mês passado pelo Pew Research Center. Em estados como a Geórgia e a Carolina do Norte, sua presença cresceu rapidamente para representar 5,4% e 4,5%, respectivamente, da força de trabalho. Em todos, com exceção de quatro estados, ocupações de serviço, como garçom, lavadora de pratos ou empregada doméstica, atraem o maior número de imigrantes indocumentados, segundo o relatório Pew.

Cerca de 31% de todos os trabalhadores imigrantes indocumentados estavam em ocupações de serviço em 2016, de acordo com as estimativas, que foram baseadas em dados coletados pelo Census Bureau. Os imigrantes não autorizados representam cerca de 24% de todos os trabalhadores na agricultura, pesca e silvicultura e 15% dos empregados na construção civil, que é a indústria que mais utiliza os trabalhadores imigrantes mais indocumentados, em 1,35 milhões.

Quase um quarto dos trabalhadores de restaurantes em 2016 era estrangeiro, em comparação com 18,5% para todos os setores, segundo dados do Bureau of Labor Statistics, compilado pela National Restaurant Association. Uma grande parte provavelmente não é documentada, dizem os economistas.

Deixe um comentário

WordPress Ads