EUA

Autoridades iranianas são proibidas de entrar nos Estados Unidos

“Durante anos, os responsáveis iranianos e os membros de suas famílias se benefi ciaram tranquilamente da liberdade e da prosperidade dos Estados Unidos, especialmente das excelentes oportunidades que os Estados Unidos oferecem em matéria de educação, recreação e cultura”, disse o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em um comunicado.

Por isso, explicou Pompeo, Trump “decretou que as autoridades de alto escalão do regime e suas famílias” não sejam “mais autorizadas a entrar nos Estados Unidos”. “A elite iraniana não poderá mais aproveitar os benefícios de uma sociedade livre, enquanto os cidadãos iranianos sofrem com a corrupção e com o mau governo de seu regime”, insistiu.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, de visita esta semana em New York para a Assembleia Geral da ONU, já está submetido a rígidas restrições de deslocamento nos Estados Unidos, assim como seu ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif. Nenhum dos dois pode se afastar da sede das Nações Unidas.

Na terça-feira, 24, em seu discurso na tribuna da Assembleia Geral, Trump prometeu endurecer as sanções contra o Irã, se Teerã não desistir do que ele classifica como uma atitude ameaçadora. Liderados pelo francês Emmanuel Macron, vários presidentes tentaram mediar um encontro entre Trump e Rohani, em paralelo à Assembleia Geral. A reunião não aconteceu. Rohani exige que as sanções contra o Irã sejam suspensas para, somente então, negociar com os Estados Unidos.

Deixe um comentário

WordPress Ads