Biden EUA Imigração

Casa Branca considera alívio imigratório para cônjuges de cidadãos norte-americanos

Da Redação – A Casa Branca estuda maneiras de fornecer status legal temporário e licenças de trabalho para imigrantes ilegais que são casados com cidadãos norte-americanos, disseram três fontes com conhecimento do assunto nesta segunda-feira, medida que pode dar força aos democratas antes das eleições de novembro. 

Parlamentares democratas e grupos ativistas têm pressionado o presidente, Joe Biden, a adotar medidas de proteção de imigrantes ilegais no país, enquanto o democrata simultaneamente considera ações para reduzir cruzamentos ilegais na fronteira.

A imigração tornou-se uma das principais preocupações dos eleitores, especialmente entre republicanos, na eleição de 5 de novembro que terá Biden contra seu antecessor republicano, Donald Trump. Trump acusa as políticas menos restritivas de Biden de terem levado a um crescimento na imigração ilegal.

A Casa Branca considerou nos últimos meses a possibilidade de ações para bloquear imigrantes na fronteira com o México caso os cruzamentos ilegais cheguem a um certo patamar, algo criticado por alguns democratas e ativistas.

O governo Biden também examinou a possibilidade de usar “liberdade condicional” para cônjuges de cidadãos norte-americanos, afirmaram as fontes, que pediram anonimato.

O status temporário daria acesso a licenças de trabalho e, possivelmente, um caminho para cidadania. Nenhuma das ações é iminente ou está finalizada, afirmaram as fontes.

O Wall Street Journal foi o primeiro a publicar sobre as possíveis medidas. A Casa Branca não respondeu a pedido de comentário em um primeiro momento.

Estima-se que 1,1 milhão de imigrantes nos EUA sejam casados ilegalmente com cidadãos americanos, de acordo com dados da organização de defesa FWD.us.

Um grupo de 86 democratas enviou uma petição ao secretário de Segurança Interna (DHS), Alejandro Mayorkas, no ano passado, instando-o a proteger cônjuges de cidadãos americanos e criar um processo de reunificação familiar para aqueles que estão fora do país.

Falando em uma coletiva de imprensa em Washington, nessa segunda-feira,22, a cidadã americana Allyson Batista, residente na Filadélfia, disse que seu marido, que é nascido no Brasil, ainda não tem status migratório legal no pais mesmo após 20 anos de casamento. Allyson e seu marido têm três filhos e administram uma empresa de construção, ela apelou às autoridades migratória dos Estados e ao presidente Joe Biden que aja em seu favor.  “Ano após ano, continuamos a viver em trauma e medo de separação”, disse ela, “especialmente quando uma administração hostil aos imigrantes assume o poder novamente”.

Com informações Reuters e WS Journal

Deixe um comentário

WordPress Ads