Comunidade Cultura

Choro das 3, Sônia Braga e muito mais no Festival da Independência deste ano

O 23º Festival da Independência do Brasil em Boston versão 2018 promete! Começa com a tradicional cerimônia de hasteamento da bandeira brasileira na Prefeitura de Boston no dia 6 de setembro, às 10:30 AM, e continua nesta mesma noite, às 7 PM, com apresentação do grupo Choro das Três na Biblioteca Pública de Framingham. No dia 7, sexta-feira, a noite é de “Dona Flor e seus Dois Maridos”, uma exibição especial do filme de 1976 com Sonia Braga, imortalizado em livro por Jorge Amado.

E no domingo dia 9 o Festival ao Ar Livre, no Herter Park, às margens do Charles River, com tudo que você gosta e de graça. A bateria de Marcus Santos e a Nova Brazil abrem a festa às 12 PM, seguindo hino nacional cantado por crianças, peça Sítio do Picapau Amarelo, grupo Praticatucá, capoeira, bandas brasileiras, passeios de pônei, atividades criativas com o Aquário da Nova Inglaterra, as melhores iguarias brasileiras e muita informação.

O Festival da Independência do Brasil em Boston foi criado em 1995 pelo Grupo Mulher Brasileira. O primeiro Festival foi realizado no Herter Park, na Soldier’s Field Road, em Boston, e marcou a primeira vez que a comunidade brasileira de Boston e os estudantes brasileiros se reuniram para promover um evento cultural. De 1996 a 1998, o Festival foi realizado no Lincoln Park, em Somerville e, de 1999 a 2003, na Magazine Beach, Memorial Drive, em Cambridge, de onde mudou-se para o Artesani Park, em Brighton, às margens do Charles River. Há seis anos a festa voltou ao Herter Park, em Brighton.

O Festival da Independência do Brasil em Boston é organizado pela Comissão “7 de Setembro”, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston e da MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers. A Comissão organizadora pensa em tudo para você: desde o oferecimento de uma variedade de atividades infantis a estacionamento grátis, da música ao vivo refletindo a riqueza do nosso cancioneiro nacional, a prêmios e brincadeiras; sem falar nos deliciosos quitutes genuinamente brasileiros à venda – churros, vatapá, churrasco, salgadinhos, e nosso guaraná – e nas inúmeras mesas de informação e prestação de serviços.

Tudo de graça, com exceção da comida e refrigerantes, que são vendidos. Desde sua criação, o Festival da Independência de Boston só tem crescido, com uma frequência entre cinco e sete mil pessoas, sendo hoje o maior evento cultural brasileiro realizado na Nova Inglaterra. Entre os objetivos do evento estão a promoção da cultura, da história e da língua do Brasil e a criação de um espaço onde famílias podem encontrar-se, divertir-se e informar-se sem preocupação.

O programa do Festival, tradicionalmente, inclui a exibição de filmes brasileiros, o hasteamento do pavilhão nacional e o Festival ao Ar Livre. A mostra de filmes tem sido responsável pelo lançamento em Boston de alguns dos melhores filmes brasileiros da nova safra do cinema nacional, como O Quatrilho, Carlota Joaquina, Mauá, o Imperador do Brasil, Outras Estórias, O Passaporte Húngaro, “Vinícius”, “Edifício Master”, entre outros.

Dentro do espírito do Festival de ser um evento para toda a família, o programa sempre incorpora muitas atividades infantis. Da mesma forma, o Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira na Prefeitura de Boston despertam o amor à terra natal e emocionam os presentes. E o Festival ao Ar Livre tem crescido ano após ano. Este ano esperamos ter mais de 100 mesas e mais de sete mil pessoas no parque, sem falar na diversidade de serviços e informações que vão desde registrar para votar nas eleições norte-americanas, como informação sobre eleições no Brasil, imigração, saúde e muito mais.

Deixe um comentário

WordPress Ads