EUA Local Mundo

Desabamento do prédio na Florida mostra a divisão entre a elite global e a classe média local

JSNEWS (JCEDITORES com AP) – O desabamento do prédio em um condomínio em Surfside, na Florida, pode exacerbar a divisão que já existe entre os novos edifícios de luxo, construídos para a elite global daqueles construídos há décadas para a classe média.

A cidade que viu a construção de vários novos condomínios nos últimos anos, onde grandes unidades à beira-mar com mais de 3.000 pés quadrados (280 metros quadrados) com comodidades modernas podem custar US $ 10 milhões ou muito mais. Enquanto isso, as pequenas unidades de até 75 metros quadrados que foram  construídos décadas atrás podem sair por uns US $ 400.000.

Ana Bosovic, analista imobiliária do sul da Flórida, disse a AP News que o colapso em 24 de junho das Champlain Towers South, construído há 40 anos e destinado a classe media pode agravar essa divisão precipitando uma crise imobiliária. A analista imobiliária disse que muitos compradores podem evitar os edifícios mais antigos, não apenas porque temem que estes possam cair, mas por causa dos custos de reparo que os proprietários da Champlain South enfrentavam antes do colapso. Esses fatores diminuirão o valor dos condomínios mais antigos, enquanto os preços dos edifícios de luxo continuarão disparando. “Os detentores de capital que estão se mudando para cá nunca consideraram morar em edifícios antigos. Eles estão comprando estruturas e pré-construção mais novas”, disse Bosovic.

Antes da tragédia Champlain Towers South, Surfside, tinha cerca de 6.000 residentes por meia milha quadrada (1,3 quilômetros quadrados) em uma ilha fora de Miami, e era um dos municípios mais anônimos do sul da Flórida – embora em janeiro Ivanka Trump e Jared Kushner alugaram um luxuoso condomínio em um novo prédio a dois quarteirões do prédio que caiu.

A cidade é conhecida por suas praias limpas e um limite de 12 andares de prédios, contrastando com a vizinha Miami Beach e sua vida noturna mundialmente famosa, Bal Harbour com suas lojas sofisticadas com prédios bem mais alto que em Surfside.

O prefeito Charles Burkett disse que a cidade viveu uma “montanha-russa” de emoções desde o colapso. A demolição do restante da estrutura e a tempestade tropical Elsa, que trouxe fortes ventos e fortes chuvas para a área, intensificaram o que a comunidade está passando. “Já enfrentamos inúmeros desafios, mas a pouca boa notícia é que os recursos que temos estão todos alinhados, todos focados e puxando na mesma direção”, disse ele.

Ryan Mermer mudou-se para Surfside no início deste ano, vindo do Condado de Palm Beach, atraído pela tranquilidade e pela proximidade da cidade com o próspero clima de negócios de Miami. Aos sábados, grande parte da cidade fecha. Ele conseguiu alugar um pequeno apartamento construído há 50 anos e a poucos metros do condomínio de luxo para o qual a filha e o genro do ex-presidente Donald Trump se mudaram. A diferença esta no aluguel, enquanto ele paga $1,375 ao mês, Ivanka e Jared pagam $ 38.000 numa construção de moderna que é voltada para a elite de Nova York, Europa e América do Sul, que é atraída pelo estilo de vida do estado e também por alguns incentivos fiscais.

Deixe um comentário

WordPress Ads