Esportes

É TRI – Argentina vence França nos pênaltis e conquista a Copa

Da Redação – Neste domingo, 18, a Argentina venceu a França e levou para a casa o troféu de campeã na Copa do Mundo de 2022.

A vitória foi suada, com reviravoltas até os minutos finais da partida. França e Argentina empataram com 3 gols e tiveram que ir para a disputa de pênaltis.

Do lado francês, os gols foram do artilheiro Mbappé. Já os responsáveis pelos gols argentinos foram Messi, com dois tentos, e Di Maria, com um.

É o terceiro título mundial da seleção argentina, que encerra um jejum de 36 anos sem levantar a taça. As outras duas conquistas foram em 1978 e 1986.

Assim como em 1986, o título argentino tem um protagonista destacado. Se lá atrás, o cara foi Diego Armando Maradona, desta vez, teria de ser Lionel Messi. Quis o destino que o craque, de 35 anos, na última Copa da carreira, pudesse, enfim, levantar a taça mais cobiçada do planeta.

Mais que isso, sendo o maestro de uma equipe que jogou, é claro, pelo país, mas também pelo camisa 10. Além de campeão, Messi encerrou a competição como vice-artilheiro (com sete gols) e jogador com mais partidas na história dos Mundiais (26, à frente do alemão Lothar Matthäus).

Os franceses, então atuais campeões, sentiram o gosto amargo do vice pela segunda vez – a primeira foi em 2006. Perderam a chance de repetir o Brasil de Pelé e Garrincha, última seleção a vencer duas Copas seguidas, entre 1958 e 1962.

Quantas Copas do Mundo foram decididas nos pênaltis?
Esta é a terceira Copa do Mundo decidida nos pênaltis. Antes, os campeonatos de 2006 e 1994 também foram para as penalidades máximas.

Em 2006, França e Itália empataram em um a um. O campeonato foi ganho pela Itália, nos pênaltis. Na ocasião, o jogo também era uma despedida de um astro, Zinédine Zidane, encerrou a carreira com um lance polêmico. A dez minutos do final do jogo, Zidane deu uma cabeçada no adversário Materazzi e foi expulso.

Já em 1994, disputavam a taça de campeão do mundo Brasil e Itália, que também tiveram um jogo suado e empataram em zero a zero. Após os pênaltis, Brasil venceu e conquistou o título de tetracampeão.

Deixe um comentário

WordPress Ads