Imigração Massacre

El Salvador assume culpa por pai e filha afogados na fronteira dos Estados Unidos com México

AP – Em uma entrevista coletiva no domingo (30), o novo presidente de El Salvador afirmou que o país tem parte da culpa pela quantidade de emigrantes que saem de lá.

As pessoas não sabem porque querem, mas porque sentem que precisam, segundo Nayib Bukele, que tomou posse nesta segunda (1º). Durante a corrida eleitoral com seu partido, o Grande Aliança pela Unidade Nacional (Gana), o empresário e ex-prefeito da capital San Salvador apostou no discurso antissistema e incluiu entre as principais propostas de seu governo a retomada do crescimento econômico e a diminuição da violência.

“Até poderíamos culpar outros países. Mas e a nossa culpa? De qual país ele fugiram? Eles fugiram dos Estados Unidos? Não, eles fugiram de El Salvador, fugiram de nosso país. A culpa é nossa”, afirmou.

Ele também disse que a insegurança e a falta de perspectiva econômica são os dois motivos principais que levam as pessoas de seu país a encarar uma viagem para os Estados Unidos –que inclui atravessar um deserto e três fronteiras.

Bukele respondia perguntas de sobre a morte de Óscar Alberto Martínez Ramírez e Angie Valeria Martínez Ávalos, de El Salvador, afogados ao tentar atravessar o Rio Grande, na divisa do México com os EUA.

Os corpos chegaram no domingo (30) a El Salvador.

As estimativas apontam que haja 1,4 milhão de salvadorenhos que vivem nos EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads