Biden EUA Imigração

Eleitorado feminino garante vantagem 6% de Biden sobre Trump, informa nova pesquisa

JSNEWS – O presidente Joe Biden (Dem.) tem uma vantagem significativa sobre o ex-presidente Donald Trump numa possível disputa presidencial de  2024, mostra uma nova pesquisa nacional da Universidade Quinnipiac divulgada nessa terça-feira, 31.
De acordo com essa pesquisa, Biden obteve 50% da preferencia enquanto Trump 44%.
Em Dezembro de 2023 em uma outra pesquisa dessa mesma universidade indicou que Biden tinha uma vantagem de 1% sobre Trump,  47% para Biden e 46% para Trump.

Os fortes números de Biden foram impulsionados pelo eleitorado feminino onde 58% das eleitoras disseram que votariam em Biden numa disputa contra Trump e entre as eleitoras com diploma universitário essa vantagem é maior chegando a 62% desse eleitorado.

“A demografia de gênero conta uma história que devemos ficar atento”, disse Tim Malloy, analista de pesquisas da Quinnipiac. “Impulsionado pelas eleitoras nessas últimas semanas o confronto direto com Trump se transforma em uma vantagem que era modesta para Biden em uma vantagem que agora indica ser decisiva”.
Em contraste, Trump conquista o eleitorado do sexo masculino com 53% de apoio nesse grupo demográfico.

Biden ainda mantem a liderança contra um terceiro candidato.
Em uma disputa com cinco nomes sugeridos pela pesquisa, Biden ficou 39%, Trump 37%, o candidato independente Robert F. Kennedy Jr. 14%, o candidato independente Cornel West obteve 3% e a candidata do Partido Verde Jill Stein obteve 2% na preferencia do eleitorado pesquisado.

O presidente lidera Biden entre os eleitores hispânicos, obtendo 47%  contra 45% do republicano. No entanto, essa diferença é compensada pela vantagem de Biden entre os eleitores negros, onde Trump tem apenas 16% de apoio desse eleitorado.

A rival republicana de Trump, Nikki Haley, derrotaria Biden numa hipotética disputa frente a frente por 5% no voto popular, 47% a 42%, segundo o enquete.

Na corrida republicana, 77% dos eleitores nacionais do Partido Republicano e dos filiados a esse partido apoiam Trump, enquanto 21% apoiam Haley. Entre os republicanos entrevistados 78% disseram que Trump seria um líder melhor do que Haley, enquanto 77% disseram que ele tinha melhores ideias políticas.

Do lado democrata, Biden possui 78% de apoio à indicação, Marianne Williamson aparece com 11% e o deputado Dean Phillips (D-Minn.) com 6%.

A maioria dos eleitores que disseram desaprovar a forma como Biden lida com a economia foi 55%, na política externa 58%, na fronteira sul e imigração 65% e a guerra Israel-Hamas 58%.

Deixe um comentário

WordPress Ads