Biden EUA Política Trump

Em vantagem, Trump volta hoje a enfrentar Haley em prévias nas eleições dos EUA

Da Redação – Os candidatos à candidatura republicana nas eleições dos Estados Unidos se enfrentam na segunda prévia de seu processo de nomeação, nesta terça-feira (23), no estado de New Hampshire.

Dessa vez, os eleitores democratas terão sua própria prévia – uma batalha que deverá ser significativamente menos competitiva.

As primárias de New Hampshire acontecem oito dias depois das convenções republicanas de Iowa, dominadas pelo ex-presidente Donald Trump.

Seus concorrentes estão ansiosos para provar que suas candidaturas ainda são viáveis, apesar da vitória de quase 30 pontos percentuais de vantagem de Trump em Iowa.

Como funciona a prévia de New Hampshire?
Ao contrário de Iowa e de alguns outros estados, que dependem de um sistema de “caucus” relativamente complicado, os eleitores em New Hampshire votam da mesma forma que fariam em qualquer outra votação.

Do lado republicano, 22 delegados para a Convenção Nacional Republicana estão em disputa e serão atribuídos em uma base proporcional.

Embora esta seja uma pequena parte dos 1.215 delegados necessários para garantir a candidatura, o estado tradicionalmente tem desempenhado um papel descomunal no processo de indicação devido ao seu primeiro lugar no calendário.

Para os democratas, 33 delegados serão enviados por New Hampshire para a Convenção Nacional Democrata, que acontecerá durante o verão no hemisfério Norte.

No entanto, os votos dos delegados do estado durante a Convenção – que oficialmente decidirão o candidato democrata – não estarão vinculados oficialmente aos resultados da prévia desta terça-feira.

Em uma reformulação de seu calendário eleitoral, o Partido Democrata transferiu sua primeira prévia de 2024 para a Carolina do Sul.

A decisão teve o objetivo de refletir melhor o partido, já que a Carolina do Sul é um estado significativamente mais diversificado do que a população branca de quase 90% de New Hampshire.

Os eleitores democratas votarão nesta terça-feira (23) apenas porque a lei estadual de New Hampshire exige que ele sedie as primeiras primárias, e o governo estadual – controlado pelos republicanos – se recusou a fazer qualquer alteração legislativa sobre a data da prévia.

Dessa forma, na prática, as primárias de New Hampshire servirão puramente como um termômetro do apoio aos democratas na disputa.

Quem estará nas urnas?
Os principais candidatos republicanos nas urnas serão Trump e a ex-embaixadora americana na ONU, Nikki Haley.

Os principais candidatos democratas nas urnas são o deputado americano Dean Phillips, de Minnesota, e a guru de autoajuda Marianne Williamson.

O presidente democrata Joe Biden está concorrendo à reeleição, mas não está na cédula por causa da disputa sobre a data das primárias.

Alguns de seus apoiadores, no entanto, lançaram uma campanha para que as pessoas escrevam o nome de Biden na cédula ao votar.

Deixe um comentário

WordPress Ads