BOSTON — O site da site da U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE, informou nessa terça-feira, 29, que agentes da Enforcement and Removal Operations – ERO sediada em Boston, Massachusetts, prendeu um cidadão brasileiro condenado a mais de 5 anos de prisão no Brasil pelo crime de extorsão por um tribunal criminal do estado brasileiro de Minas Gerais.
Ele também havia sido detido pelas autoridades locais em um outros incidente onde ele teria agredido e estrangulado uma pessoa na cidade de Brockton, Massachusetts. A detenção ocorreu na terça-feira, 21, sem incidentes.
O brasileiro, que não teve a identidade revelada, tem de 31 anos de idade já havia sido detido pela Border Patrol Norte Americana em novembro de 2018 por entrar ilegalmente no país e removido para o México e reentrando novamente no país em data local desconhecidos.
Em setembro de 2019, ele foi condenado a revelia a mais de cinco anos de prisão por uma vara criminal de Minas Gerais pelo crime extorsão.
“Os fugitivos estrangeiros condenados não têm o direito de usar nosso sistema de imigração para fugir da justiça em seu próprio país”, disse o diretor do escritório de campo da ERO Boston, Todd M. Lyons. “O ERO Boston coloca fugitivos como este indivíduo, que enfrentam sérias acusações criminais aqui, no topo da nossa lista de prioridades. Aqueles que esperam escapar da justiça não encontrarão refúgio em nossos bairros da Nova Inglaterra. Vamos procurá-los, prendê-los e removê-los para que não possam mais representar uma ameaça para os membros de nossa comunidade.”
ERO Boston prendeu o brasileiro sem incidentes após sua libertação do Tribunal Distrital de Brockton por várias acusações pendentes de crime. Ele permanecerá sob custódia do U.S. Immigration and Customs Enforcement, enquanto o ERO Boston busca sua remoção dos Estados Unidos.