Bizarro Massacre Mundo Política Religião Tecnologia

Homem é condenado por divulgar vídeo de atentado na Nova Zelândia

EFE – Um tribunal da Nova Zelândia condenou nesta terça-feira (18), a 21 meses de prisão, uma pessoa que redistribuiu a transmissão ao vivo do atentado do dia 15 de março contra duas mesquitas da cidade de Christchurch, onde 51 pessoas morreram.

Philip Arps, 44 anos, dono de uma empresa de isolamento térmico de Christchurch e foi considerado culpado de duas acusações de distribuição de material inaceitável.

Em abril, o acusado admitiu que um dia depois do massacre enviou o vídeo a aproximadamente 30 pessoas e que estava de posse de uma versão modificada que incluía uma contagem de mortos.

Quando o juiz Stephen O’Driscoll, do Tribunal da Comarca de Christchurch, lhe perguntou sua opinião sobre o vídeo, o Arps respondeu “impressionante”, segundo informações da “Radio New Zealand”.

No vídeo, de 17 minutos, o responsável pelo ataque é visto atirando à queima-roupa nos fiéis que estavam na mesquita de Al Noor – a primeira a sofrer o ataque – para a oração de sexta-feira.

“Suas ações glorificam e encorajam assassinatos em massa com pretextos religiosos e ódio racial”, disse o juiz a Arps, que está preso desde março.

“A distribuição um dia depois do ataque, quando as famílias ainda não sabiam se um parente havia morrido, mostra uma particular crueldade e brutalidade de sua parte”, acrescentou o magistrado, justificando a condenação como medida necessária para evitar a reincidência do acusado.

O australiano Brenton Tarrant, 29 anos, é o único acusado pelo ataque às duas mesquitas, onde enfrenta acusações de terrorismo, 51 homicídios e 40 por tentativa de assassinato.

Deixe um comentário

WordPress Ads