EUA Local Mundo

Incêndio na Califórnia já tem número recorde de mortos

AP – O número de vítimas do incêndio florestal “Camp Fire”, no norte da Califórnia, aumentou para 42 nesta segunda-feira (12), fazendo deste o pior incêndio da história do estado da costa oeste dos Estados Unidos. O total de vítimas foi confirmado depois que as autoridades encontraram 13 corpos nas proximidades da cidade de Chico, registrando um aumento significativo em relação ao número de 29 mortos que havia sido anunciado no fim de semana.

O incêndio também destruiu mais de 7,1 mil residências e outras estruturas desde o início, na quinta-feira passada, no condado de Butte, a cerca de 280 quilômetros de San Francisco.

O xerife do condado de Butte, Kory Honea, disse que 228 pessoas ainda estão na lista de desaparecidas e que cerca de 1.500 pedidos de busca foram registrados. Entre as pessoas que constavam nessa relação, 231 apareceram em condições de segurança. As autoridades, porém, dizem se preparar para um aumento do total de mortos.

Honea informou ainda que três necrotérios móveis das Forças Armadas sriam enviados para a região, além de três grupos de antropólogos forenses e unidades de cães treinados para farejar cadáveres para ajudar nas buscas.

A maior perda de vidas ocorreu em torno da cidade de Paradise, onde a maioria dos edifícios foi reduzida a cinzas e escombros horas após o início do incêndio. Cerca de 52 mil pessoas permanecem sob ordens de evacuação. As chamas ainda ameaçam outras 15 mil construções.

Outro incêndio florestal – chamado de “Woolsey Fire” – em montanhas próximas a Malibu, no sul da Califórnia, matou duas pessoas, destruiu 435 construções e forçou o deslocamento de cerca de 200 mil pessoas.

Aproximadamente 9 mil bombeiros, muitos vindos de outros estados, batalham contra as chamas nos dois incêndios, além de outros menores no sul da Califórnia, apoiados por helicópteros e aviões.

Especialistas afirmaram que os incêndios florestais no estado são causados, em grande parte, pelas secas prolongadas que atingem o oeste americano.

Deixe um comentário

WordPress Ads