Economia EUA

Indocumentados pagam bilhões em impostos ao IRS com o ITIN e contribuem para a base tributária dos EUA

JSNEWS – A principal retórica dos grupos anti-imigrantes é que os imigrantes indocumentados não pagam impostos, mas os dados oficiais revelam exatamente o oposto: eles pagam bilhões de dólares e essas contribuições desempenham um papel vital no financiamento e sustentabilidade dos programas e serviços públicos dos EUA.

Um relatório do American Community Survey informa que os imigrantes indocumentados fazem contribuições “significativas” para o sistema tributário dos EUA pagando impostos sobre vendas, renda e propriedade.

“Somente em 2021, esse grupo [imigrantes indocumentados] contribuiu com mais de US $ 30,800 bilhões em impostos totais, incluindo US $ 18,600 bilhões em impostos federais de renda e US $ 12,200 bilhões em impostos estaduais e locais”, diz o relatório com dados da American Community Survey.

Destaca que pelo menos 50% dos domicílios desses imigrantes entregam declarações de imposto de renda utilizando o Número de Identificação Individual (Individual Taxpayer Identification Number – ITIN), segundo o Instituto de Política Tributária e Econômica.

No entanto, essas pessoas não podem solicitar nenhum benefício social, pois não têm um número de Seguro Social válido.

“Eles não são elegíveis para a Previdência Social ou os benefícios do Crédito de Imposto de Renda Ganho (EITC)”, disse o relatório. “É fundamental lembrar que os detentores de ITIN pagam impostos a esses e outros programas, como Medicare e Medicaid, que os americanos usam todos os dias.”

Esse número permite que qualquer pessoa informe seus impostos ao Internal Revenue Service (IRS) e, além de indocumentados, outros imigrantes podem obter o ITIN: residentes permanentes legais, estrangeiros que trabalham nos EUA e cônjuges imigrantes de cidadãos americanos, entre outros.

“Em 2015, 4,4 milhões de candidatos a ITIN pagaram mais de US $ 5,500 bilhões em impostos sobre folha de pagamento e Medicare e US $ 23,600 bilhões em impostos totais”, disse o relatório, com base em dados do IRS.
É importante que os imigrantes indocumentados paguem impostos através do ITIN, porque se eles eventualmente conseguirem um benefício de imigração, como um Green Card, eles podem ser elegíveis para a Previdência Social.
“A renda relatada com um ITIN pode contar para a elegibilidade. No entanto, se eles nunca se tornarem elegíveis, eles não podem receber por suas contribuições”, reconhece o relatório.

Outro fato que a análise destaca é que muitos imigrantes indocumentados têm impostos deduzidos de seus contracheques, “mesmo que não apresentem declarações de imposto de renda”.

É importante reconhecer que os indocumentados estão pagando sua parte justa para o bem público e esperar que, um dia, eles também se beneficiem de suas contribuições, assim como milhões de outros americanos que declaram seus impostos e cumprem seu dever cívico.

Deixe um comentário

WordPress Ads