EUA Local

Massachusetts aprova lei “Right-to-Repair” que concede acesso aos dados do carro à oficinas independentes

Da Redação – Massachusetts votou a favor do que foi descrito como a medida eleitoral mais cara da história do estado: uma extensão da lei “Right-to-Repair” (direito de reparar) assinada pela primeira vez em 2013.

O referendo obrigará as montadoras a concederem acesso aos dados gerados pelos veículos permitindo o acesso desses dados as concessionárias independentes, oficinas de reparo de automóveis e mecânicos, conforme autorizado pelos proprietários de automóveis.

A lei está programado para entrar em vigor para os modelo fabricados a partir de 2022 e de acordo com a nova proposta, ela obriga os fabricantes de automóveis a incluir o compartilhamento de dados telemáticos, de direção e de diagnóstico.

Os defensores da proposta argumentaram que essas informações são essenciais para que as empresas terceirizadas continuem prestando serviços de manutenção e reparo.

Os oponentes alegaram que a nova lei, especialmente adotada em curto prazo, apresentaria riscos de segurança cibernética, hacking e privacidade.

O Comitê de Direito de Reparação de Massachusetts declarou vitória com 86% da apuração dos boletins distritais, a proposta foi poiada por 76% dos eleitores.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads