Cultura EUA

Memorial Day: EUA homenageiam militares que morreram em combate nessa segunda-feira, 29

Da Redação – Conhecido como Memorial Day, o feriado é um dia para lembrar dos homens e mulheres que morreram enquanto serviam nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Foi criado após a Guerra de Secessão para celebrar os soldados da União e os Confederados que morreram na Guerra Civil e durante o século 20, o Memorial Day foi ampliado para honrar a todos os norte-americanos que morreram no exercício do serviço militar.

Nessa data milhares de pessoas visitam cemitérios e memoriais para prestar homenagens. Voluntários colocam bandeiras americanas em sepulturas em cemitérios nacionais.

O Memorial Day é lembrado todos os anos na última segunda-feira de maio e não deve ser confundido com o Dia dos Veteranos.

Hábitos do Memorial Day

No feriado, é muito comum as famílias dos militares visitarem cemitérios militares e memoriais de guerra para prestarem homenagens. As sepulturas dos soldados costumam ser decoradas, principalmente, com bandeiras do país e flores. No entanto, a data está ganhando novas tradições, já que marca o início do verão, que conta com uma temporada intensa de eventos culturais. Piquenique, churrasco e a prática de esportes em família está se tornando o novo costume.

Além disso, o Memorial Day é o momento ideal para viagens e compras, já que diversos estabelecimentos oferecem descontos expressivos aos seus clientes.

Famílias Douradas e famílias azuis

A valorização do Memorial Day também se traduz em outras manifestações culturais no cotidiano do país que vão além desse feriado.

Na época da Primeira Guerra Mundial famílias exibiam, em suas casas, bandeiras de serviço com uma estrela azul para cada membro que estava servindo nas Forças Armadas. Caso o membro da família morresse em ação, a cor da estrela da bandeira era alterada para dourada.

Com isso, nasceram as expressões Família de Estrela Azul (Blue Star Family) e Família de Estrela Dourada (Gold Star Family) para designar, respectivamente, famílias que têm membros servindo atualmente nas Forças Armadas ou aquelas que tiveram membros mortos enquanto serviam.

Deixe um comentário

WordPress Ads