Internacional Massacre Mundo

Netanyahu rejeita condições do Hamas para acordo sobre reféns

REUTERS – O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou no domingo os termos apresentadas pelo Hamas para encerrar a guerra e libertar os reféns, que incluiriam a retirada completa de Israel das areas ocupadas e a permanência do grupo terrorista no poder em Gaza.

Sami Abu Zuhri, oficial sênior do Hamas, disse à Reuters que a recusa do líder israelense em encerrar a ofensiva militar em Gaza “significa que não há chance de retorno dos prisioneiros (os reféns civis israelenses)”.

“Em troca da libertação de nossos reféns, o Hamas exige o fim da guerra, a retirada de nossas forças de Gaza, a libertação de todos os assassinos e estupradores (os membros do Hamas que atacaram Israel em 7 de Outurbro)”, disse Netanyahu em um comunicado. “E deixar o Hamas intacto”. “Rejeito totalmente os termos de rendição dos monstros do Hamas”, disse Netanyahu.

Um acordo intermediado no final de novembro pelos Estados Unidos, Qatar e Egito resultou na libertação de mais de 100 dos cerca de 240 reféns que foram levados em cativeiro para Gaza durante um ataque de militantes do Hamas em 7 de outubro, em troca da libertação de 240 palestinos mantidos em prisões israelenses.

Desde o fim do acordo, Netanyahu tem enfrentado uma pressão cada vez maior para garantir a libertação dos 136 reféns que permanecem em cativeiro.

Netanyahu também adotou uma postura mais firme do que antes em relação à questão do Estado palestino. “Não abrirei mão do controle total da segurança israelense em todo o território a oeste do rio Jordão”, disse ele.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira que conversou com Netanyahu sobre possíveis soluções para a criação de um Estado palestino independente, sugerindo que um caminho poderia envolver um governo não militarizado.

No sábado, Netanyahu pareceu reagir aos comentários de Biden sobre a criação de um Estado palestino após o fim da guerra contra o Hamas em Gaza, já que os dois têm posições discordantes sobre a ideia de que os palestinos tenham um Estado, uma solução defendida por Biden para alcançar a paz a longo prazo.

Na declaração de domingo, Netanyahu repetiu que insistiria no “controle total da segurança israelense sobre todo o território a oeste da Jordânia”

Netanyahu disse que enfrentou “pressões internacionais e internas” para mudar essa posição.

“Minha insistência foi o que impediu durante anos o estabelecimento de um Estado palestino que teria representado um perigo existencial para Israel”, disse Netanyahu.

Deixe um comentário

WordPress Ads