Comunidade Local Religião

O conhecimento através da Bíblia – O que é Natal?


Por : José Soares Leite – No dia 25 dezembro a comunidade cristã tem por hábito comemorar o Natal. A palavra Natal vem do latim que significa nascimento, portanto, foi a data escolhida para se comemorar o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Isso ocorreu na Judéia, na plenitude dos tempos, dando início da era cristã há dois mil anos atrás (Gl 4.4). Na ocasião, do nascimento de Jesus, disse o anjo aos pastores do campo: “Não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que a será para todo a povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2:8,10-11).

No entanto, isto não significa que Jesus tenha nascido neste dia, mas o fato é que o seu nascimento mudou a história. Um aspecto relevante que há de se considerar, é que com o advento do nascimento de Jesus, três reis magos vieram o visitar e trazer-lhe presentes.

Entretanto, a importância do Natal, está no fato de Jesus Cristo ser o maior presente do amor incondicional de Deus pela humanidade. Vemos a comprovação disso pelo que diz às Escrituras “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito…” (Joao 3:16). No livro do profeta Isaias diz: “Um menino nos nasceu, um Filho se nos deu e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai do Eternidade e Príncipe da Paz” (Is 9.6).

O Natal está relacionado com a promessa de Deus, feita pela primeira vez no Éden ao homem pecador Adão, cerca de sessenta séculos atrás. Dessa forma, Deus enviaria o Messias para tirar o pecado do mundo (Gl 4.4-5). Isso aconteceu quarenta séculos depois da criação do homem, conforme o anunciado pelo profeta João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). Natal é a maior expressão do amor de Deus, revelada em Jesus (Jo 3.16; Gl 3.27). Foi a promessa de Deus (Gn 3.15), que se cumpriu com o nascimento de Jesus.

O Filho Deus, se encarnou e tomou a forma de homem; o Emanuel, o Deus conosco e habitou entre nós (Is 7.14; Jo 1.1,14). Assim, recebemos imerecidamente a graça salvadora do unigênito Filho de Deus (Is 9.6; Ef 2.5,8).

Falando ainda sobre o dia 25 de dezembro, certamente, essa não é a data exata do nascimento de Jesus. O que sabemos é que seu nascimento mudou a era da contagem cronológica do tempo em duas etapas: a.C. para d.C. e o curso da história. Esse fato ficou marcado a partir da Sua presença física na manjedoura de Belém, da Judeia (Lc 2.8). Quanto ao dia da celebração do Natal, a data oficial que hoje o mundo celebra, a escolha ocorreu por determinação do Papa Julio I, entre 280-352 d.C.


O José Soares é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de Ensino Teológico em Boston.

Deixe um comentário

WordPress Ads