Política

Onyx Lorenzoni comanda ‘despetização’ do governo

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, oficializou na quinta-feira, 3, as exonerações e dispensas de cerca de 320 servidores da pasta anunciadas por ele no dia anterior. Publicada no Diário Oficial da União, a portaria atinge todos os funcionários que foram nomeados até 2018 para cargos em comissão ou funções de confiança até o nível 6 do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) do ministério.

Não foram afetados pela portaria os servidores da Subchefia para Assuntos Jurídicos e na Imprensa Nacional, responsável pela publicação do Diário Oficial, os ocupantes de cargos de natureza especial e os indicados a partir de 2019, após a posse do presidente Jair Bolsonaro.

Nesta quarta-feira, depois de assumir como ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni afirmou que as exonerações se destinam a ‘despetizar’ o governo. “Isso faz parte um pouco daquela frase que o presidente Bolsonaro dizia na campanha, fazer a despetização do governo federal. E na reunião ministerial eu vou sugerir que todos os outros ministros possam também seguir neste caminho”, disse Onyx.

Bolsonaro e sua equipe ministerial se reuniram no Palácio do Planalto na quinta-feira. Segundo o ministro, os servidores que forem exonerados e quiserem continuar no governo serão entrevistados pela equipe da pasta para que se verifique se foram indicados nos governos dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff , ambos do PT, e haja certeza de que estão alinhados ao projeto de Bolsonaro “Para não sair caçando bruxa, primeiro a gente exonera e depois a gente conversa”, afirmou Onyx.

“O governo é novo, veio um novo Brasil. Ou afina com a gente, ou troca de casa. É simples assim”, completou o ministro, que estipulou em duas semanas o prazo para reconstituir a equipe.

Deixe um comentário

WordPress Ads