EUA

Por que as eleições dessa terça-feira, 13, para substituir o deputado caçado George Santos (Rep. NY) chama a atenção dos EUA?

JSNEWS – O primeiro motivo, e talvez mais significativamente, é que se os democratas ocuparem esse assento que era anteriormente ocupado pelo deputado George Santos, R-Nova York, irá reduzir, a ainda mais, a maioria do Partido Republicano que já é a menor diferença da história parlamentar dos EUA, que atualmente é de 219 republicanos contra 212 democratas, considerando que os republicanos votem unidos, o que não aconteceu com o Impeachment do chefe do DHS,Alejandro Nicholas Mayorkas.

Segundo motivo – essa disputa oferece uma pistas sobre como a imigração e o aborto podem afetar os eleitores de ambos os partidos. Tom Souzzi, candidato pelos Democratas a vaga de Santos, é retratado pela candidata Republicana, Mazi Pilip, como alguém que “estendeu o tapete vermelho para imigrantes ilegais virem para NY”, e que ele “ajudou a criar nossa crise de imigração“, diz os anúncios publicitários da republicana.

Mazi Pilip (Republicana) a esquerda – Tom Souzzi (Democrata a direita)

Enquanto isso, os democratas propagam pelas redes sociais comentarios atribuídos a Pilip onde ela se refere como “pró-vida”:
“Mazi Pilip apoia inciativas para proibir ou limitar o aborto”, diz o anúncio do Deocrata Tom Souzzi.

Pilip disse em um debate recente que não apoiaria uma proibição federal, mas se recusou a dizer como votaria para proteger a pratica do aborto como um direito federal.

E finalmente o terceiro motivo – a disputa  é exatamente o tipo de confronto que os democratas necessitam para vencer as eleições para recuperar a maioria na câmara em Novembro.

Biden venceu nesse distrito que abrange a parte norte de Long Island e parte do condado de Queens, em 2020 o democrata superou Trump por 8% de diferença. No entanto, em 2022, o George Santos conquistou a vaga de representante pela mesma diferença de 8%a a seu favor sobre seu opositor direto.

Uma pesquisa recente da esquisa do Newsday / Siena College, mostra que o Democrata Tom Souzzi esta a frente da Republicana Mazi Pilip com uma pequena vantagem de 4% entre eleitores indicando uma disputa acirrada de 48% contra 44%, que pode ser considerado um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa.

Deixe um comentário

WordPress Ads