Biden EUA Trump

Sem Trump na cédula, Nikki Haley perde eleições em Nevada para ‘nenhuma das opções de candidatos’

Da Redação – A candidata republicana Nikki Haley sofreu uma derrota na terça-feira (6) após a maioria dos eleitores de Nevada, nos Estados Unidos, escolherem a opção “nenhum dos candidatos”, em vez de votarem nela para representar o partido na eleição presidencial dos Estados Unidos.

O nome do seu principal rival, Donald Trump, não estava na cédula — ou seja, ela era a única candidata. Isso aconteceu porque o partido republicano realizou dois métodos para escolher o candidato à eleição.
Com o resultado de terça, Haley se tornou a primeira candidata presidencial de qualquer partido a perder uma corrida para “nenhum destes candidatos”, desde que essa opção foi introduzida no Nevada, em 1975. Com 86% dos votos apurados, “nenhum” foi escolhido por 63% dos republicanos; Haley, por 31%.

Além dela, o campo para escolher um candidato tinha outras seis indicações do Partido Republicano, como Mike Pence e Tim Scott, que desistiram da disputa depois que a votação nas primárias foi encerrada, bem como quatro outros nomes relativamente desconhecidos.

Constrangimento para Haley
Como as primárias não tinham um peso na decisão do nome, elas serviram apenas como mais uma opção do candidato mostrar sua popularidade na região. E o resultado então representou um constrangimento para Haley, que tem procurado se posicionar como uma opção de voto aos republicanos, no lugar do ex-presidente.

Diversos representantes políticos movimentaram seus apoiadores a irem votar nas primárias, para mostrar a impopularidade de Haley. O governador Joe Lombardo, chefe-executivo do partido republicano em Nevada, por exemplo, indicou publicamente a sua intenção de votar em “nenhum destes candidatos”.

Já o presidente do Partido Republicano do Condado de Washoe, em Nevada, Bruce Parks, pediu aos eleitores que participassem das primeiras, mas votassem em “nenhum dos candidatos”.

“Ela basicamente nos disse que não se importa conosco”, disse Parks, em entrevista. “Ao marcar ‘nenhum desses candidatos’, respondemos na mesma moeda – também não nos importamos com você.”
E um número significativo de apoiantes de Trump parece ter seguido o exemplo de Lombardo e Parks. Eles justificaram também que escolheram não votar em ninguém porque Haley não fez campanha política em Nevada e preferiu usar seu tempo para fazer campanha em seu estado natal, a Carolina do Sul.

A região decidirá em aproximadamente três semanas quem será o indicado do partido republicano.

Por que Trump não estava na cédula?
O ex-presidente escolheu não participar das primeiras porque decidiu usar seus esforços políticos para o caucus que deve acontecer na quinta-feira (8). Apesar do partido ter realizado os dois métodos, apenas o de amanhã será considerado válido.

E os candidatos que apareceram nas eleições primárias foram proibidos de competir amanhã, forçando-os a escolher um evento em detrimento do outro. Haley optou por competir nas primárias, enquanto Trump optou pelo caucus.

Os eleitores que votaram nas primárias de terça-feira, por sua vez, podem participar do processo eleitoral de amanhã. Assim, a expectativa é que Trump seja o nome escolhido pelo Estado para representar os republicanos na eleição presidencial.

Deixe um comentário

WordPress Ads