Saúde

SOS da Vida – Felicidade: é só questão de ser

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores, hoje venho falar sobre felicidade. A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoas que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, em que não é necessário nenhum motivo específico para elas estarem em um estado de felicidade.
Existe uma verdade seja qual for a sua concepção de Deus e o nome que você atribua a Ele, haverá com certeza, um ponto comum com todas as demais concepções: a convicção de que Deus nos colocou neste mundo para sermos felizes.

Não há outro sentido digno para a vida senão a busca e a convivência com a felicidade. A vida é dura, o futuro é incerto, os sonhos são improváveis, as pessoas mentem, o coração cria expectativas, as vezes erradas. O mundo dá voltas, e em momentos, foge-nos o controle e o equilíbrio não é o sufi ciente para se manter de pé quando isso acontece, os contos de fadas não existem, mas continuamos a acreditar num final feliz.

A busca pela felicidade é infinita.
O homem tem um legado maravilhoso criado através da humanidade ao longo de sua história. É obra, talvez do seu lado divino, já que somos todos semideuses criados com uma energia latente e poderosa. Mas, há o nosso lado humano, imperfeito em essência, carente de aprendizado e crescimento.

É este lado não inteiramente desenvolvido que traz consigo as ervas daninha da violência, da injustiça, dos preconceitos e do desamor. Fatores que impedem a Paz Universal. Portanto, faz-se necessário buscar a Paz interior que é o antidoto contra todas as distorções do comportamento humano, que vai tornar o homem feliz e fazê-lo espalhar felicidade entre seus semelhantes. Esta Paz interior chama-se Amor e sua semente encontra-se no coração de todos os homens.

Existem muitos tipos, formas de amores, mas o amor eterno é só um na vida. Essa é a maior e melhor das todas as magias da natureza; há uma semente de amor no coração de todos os homens. Se ele não for de todo insensível, perceberá sua existência e deixará que brote e cresça, destinando aos seus frutos a missão de gerar muitas ações em benefício do próprio homem. Existem momentos especiais os quais figuram como eternos, mas alguns momentos ruins são necessários para a visualização da realidade e para ficar claro que, as pessoas sempre têm um conselho para dar, mas isso não significa que elas os sigam.

Os desejos próprios as vezes nos fazem pensar diferente, assim como os acontecimentos do dia a dia. As coisas nem sempre saem como gostaríamos, que fossem, mas tudo isso faz parte da vida, e temos sempre que tentar melhorar tudo a nossa volta, e principalmente nos mesmos.

As nossas escolhas, certas ou erradas, fazem partes dos resulta dos, os quais nada mais são do que lições da vida. O cursinho para alcançar a felicidade. Viver é arte, e sofrer um pouco faz parte. Desistir pra que? Se não tentares, como saberá se daria certo ou não? Como saberá se Deus não te reserva muitas alegrias? Lembre-se que como tudo na vida, a felicidade tem uma raiz, um berço enfim uma origem.

Que é o amor que precisa ser cultivado, praticado, aprimorado para tornar-se bastante, tal como se faz com pequena semente para que se torne uma grande arvore. O amor requer aprendizado porque é sutil, multifacetado e se alimenta de muitos sentimentos.

É preciso sempre tentar lutar e acima de tudo acreditar em você mesmo, no teu potencial, e acredite em quem sempre estará do seu lado, sua família e os seus poucos amigos de verdade.

Há que se aprender e administrar aqueles que dão frutos saborosos, como ternura, paciência, compreensão, solidariedade, dedicação e entrega, distinguindo-os daqueles outros quase sempre amargos, como o egoísmo, deslealdade, a desconfiança e a inveja.
Não importa quanto tempo leve, nem quão longa possa ser essa viagem em busca da felicidade. Mas é preciso empreendê-la mais cedo ou mais tarde. A vida só tem um sentido, a força e determinação do querer e saber o quer com discernimento e sabedoria.

Ser feliz é um mandamento.

Caros leitores, gostaria, de iniciarmos juntos esta viagem em busca da Felicidade. E que todos acima de tudo, acreditem em quem faz tudo valer a pena, em quem te deu uma chance para viver e achar a felicidade… Acredite em Deus… Que possamos seguir, firme com determinação e confiança com a certeza de que Felicidade não é um destino… Mas sim um caminho onde cada um pode e deve buscar o seu.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi! Alegrem-se!” Filipenses 4:4

Até a próxima semana!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads