Local Saúde

SOS da Vida – Ser feliz ou ter razão: uma questão de escolha

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores, hoje venho trazer um tema que talvez saída esteja na consciência da sua própria história, no perdão dos seus próprios erros e na construção de um novo caminho, que começa por reconhecer onde estamos e quem somos, com honestidade e abertura.

Um ponto de vista muito comum mostra que, o começo da mudança pode ser a reflexão e a aceitação de que todos nós temos o autoritarismo como caminho aprendido, mas que pode ser transformado se nós quisermos. Não quero dizer que esta é a única saída, nem que é a mais fácil. Mas é nela que, por enquanto, a maioria das pessoas acreditam. Então, hoje venho convidá-los a pensar comi go: você quer ser feliz ou ter razão? É possível afirmar que ser feliz não pode ser oposto de ter razão, ser feliz significa viver o que você é e o que você acredita.

Ser feliz é amar as pessoas, fazer o bem, ir atrás do que te faz bem, independente do que seja e se isso agrada ou não as outras pessoas. Ser feliz tem que ser um ideal de vida. Ser feliz é o estado de felicidade, um sentimento de bem-estar e contentamento.

A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoas que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, em que não é necessário nenhum motivo específico para elas estarem em um estado de felicidade.

A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar controles ou divergências entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objetivos. Faz necessário enfatizar que existe uma diferença entre a razão e a verdade. Nessa articulação, razão e verdade se entrecruzam, de vido ao caráter próprio de cada uma relativamente à outra.

Dizer em que consiste a razão implica dizer a verdade que é fundamento de o próprio dizer e que é, ela mesma, a própria razão enquanto o pensar a realidade das coisas. Agora que está claro no que consiste felicidade e razão, torna possível dizer que enquanto sua vontade for estar certo, ter razão o autoritarismo será o caminho mais rápido e fácil garantir isso.
No entanto, se desejar a felicidade, há uma longa trajetória de reflexão e mudança à sua frente e milhões de possibilidades. Por isso, é preciso escolher entre ser feliz ou ter razão o tempo todo. Em suma a segurança de si mesmo prevê que busquemos seguir normas de conduta que, se acatadas por todos, trarão condições melhores de vida.

Este é o objetivo de tudo: gerar qualidade de vida de forma espontânea, sem coação. Portanto, podemos seguir o que considera mos o valor da nossa segurança, mas não precisamos nos transformar em arautos do que é certo ou errado. Não é nosso papel. Só para lembrar, ensinamos muito mais pelo exemplo do que pelo que dizemos – ou escrevemos.
A ação cotidiana cria o exemplo.

É comum ver pessoas ditas certinhas corrigindo os outros porque estão na sua razão e depois baixam a guarda e cometem infrações semelhantes. Não sugiro um comportamento passivo e ultra tolerante com o errado, mas quero lembrar e refletir é a necessidade de conflito.

Por que entrar numa discussão por um erro do outro que pouco ou nada irá interferir na sua vida, na sua segurança e qualidade de vida? Existem formas mais inteligentes de fazer a coisa certa, ser justo, qualquer que seja a forma. E a mais comum delas é o exemplo do viver bem, usando inteligência nas emoções, sendo um pouco mais racional e ter o foco em si mesmo ajustado.

Nada custará mais do que sua segurança, seu viver bem. Esta relação, bem ajeitada, vale mais do que o externo possa mostrar. Seu equilíbrio interno, sua força, são os pilares da sua felicidade. Assim sendo, busque ser feliz! Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.

Eclesiastes 3:12 Até a próxima semana!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads