Política

Trump diz que seu impeachment provocaria o colapso da economia americana

A entrevista foi uma tentativa de Trump se defender depois de uma série de reveses nos últimos dias que deixaram seu governo pressionado e ameaçado pela possibilidade de um processo de impeachment. Na conversa com a apresentadora Ainsley Earhardt, Trump atacou um dos fundamentos do sistema legal americano: a delação premiada. “Se você pega dez anos de prisão, mas inventa coisas ruins sobre alguém, vira um herói nacional”, disse. Mudar de lado assim deveria ser ilegal.”

Na terça-feira, seu ex-advogado Michael Cohen se declarou culpado em um tribunal federal e confirmou que realizou pagamentos ilegais, a pedido de Trump, para silenciar mulheres que tiveram casos com ele, violando leis de financiamento eleitoral. No mesmo dia, um júri declarou culpado o ex-chefe de campanha de Trump, Paul Manafort, em 8 das 18 acusações que pesavam contra ele, entre elas a de fraude fiscal. “Se eu for submetido a um impeachment, acho que o mercado poderá entrar em colapso.

Todos poderemos fi car mais pobres”, disse Trump. “Não sei como se pode submeter a um impeachment alguém que fez um grande trabalho.” Depois de se defender, Trump atacou Sessions. A investigação sobre o suposto conluio da campanha de Trump com a Rússia, nas eleições de 2016, está sob responsabilidade do Departamento de Justiça. Em 2017, no entanto, Sessions se declarou incapaz de supervisionar o caso, já que trabalhou na campanha. Assim, a Casa Branca perdeu o controle das investigação, liderada por Robert Mueller. O presidente lamentou ter nomeado Sessions e reclamou da “falta de ação do secretário.

“Antes de eu chegar aqui, havia corrupção. É do governo Obama. Ninguém fez nada, nem Sessions.” Questionado se poderia demitir Sessions depois das eleições legislativas de novembro, Trump afirmou “pode ser uma ideia”. A irritação de Trump com o Departamento de Justiça aumentou nos últimos meses, diante do avanço das várias frentes de investigação sobre a campanha de Trump e seus associados.

Analistas acreditam que o presidente possa estar se movimentando para demitir Sessions e colocar à frente do Departamento de Justiça alguém que interrompa ou abafe a ação de Mueller. A ideia de demitir Sessions era rejeitada pela cúpula republicana até poucos meses atrás. Na quinta- -feira, 23, no entanto, três senadores não descartaram a possibilidade. “O presidente tem direito a um secretário de Justiça em quem ele confie, e acho que isso vai acontecer mais cedo do que tarde”, disse o senador republicano Lindsey Graham.

Deixe um comentário

WordPress Ads