EUA

Trump é a atração principal no 4 de Julho em Washington

“FELIZ 4 DE JULHO!”, tuitou Trump logo cedo, depois de ter prometido que a festa “será o espetáculo de uma vida!”. A Casa Branca, por sua vez, prometeu “as maiores festividades de 4 de julho na história” da capital federal dos Estados Unidos. Com a exibição de tanques militares, o sobrevoo de caças e um discurso do Lincoln Memorial transmitido em horário nobre, o presidente, que já lançou sua campanha para a reeleição em 2020, pretende renovar a festa anual no centro de Washington.

As novidades da programação do Dia da Independência imediatamente fi zeram a oposição reagir e vários democratas do Congresso alertaram o presidente contra a tentação de um realizar “um comício de campanha” em rede nacional por ocasião da data nacional.

Porque o dia 4 de julho é geralmente um dia de trégua em os os americanos “agitam a bandeira nacional sem entrar em discussões políticas”, observa o especialista em mídia Richard Hanley. Em todo o país, a atmosfera é geralmente boa, com desfiles, fanfarras, churrascos e shows de fogos de artifício. Como sempre, a comemoração do 243º aniversário da independência dos Estados Unidos da Coroa Britânica incluirá o desfile na Avenida Constituição, bem como o concerto “A Capitol Fourth” nos Jardins do Capitólio à noite, com Carole King entre vários artistas, como os Muppets da “Vila Sésamo”.

E, claro, show pirotécnicos. O vice-presidente Mike Pence não escondeu seu entusiasmo: “Será um grande show e uma incrível exibição das maravilhosas forças militares de nosso país”, tuitou. De qualquer modo, os holofotes não estarão nas armas, nem nos fogos de artifício, mas em Trump. “Seu presidente favorito, eu!”, tuitou ao anunciar o evento.

Mas nem todos estão tão contentes que um feriado tão patriótico e historicamente mais cívico do que militar inclua um discurso presidencial de alto nível e uma demonstração de força militar. “O ego (de Trump) é tão grande que vai realizar este comício de campanha em 4 de julho, em um chamado desesperado, e todos sabem disso”, tuitou o líder da bancada democrata no Senado, Chuck Schumer

Deixe um comentário

WordPress Ads