Brasil

Vai votar? Algumas orientações importantes

Jehozadak Pereira

Vai votar no domingo, 7 de outubro? Você pode baixar via aplicativo o e-título e tê-lo no seu smartphone. Vá à sua loja de aplicativos, baixe e valide o documento. O processo leva alguns minutos e você pode apresenta-lo para votar. O aplicativo é gratuito.

Orientações importantes

Estarão aptos a votar no domingo, 7, 147 milhões de brasileiros, dos quais 35 mil em Massachusetts, na área de jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Boston. No exterior, os brasileiros votam somente para presidente da república.

Data e horário da votação

O primeiro turno será no domingo, 7 de outubro e o segundo turno – se houver, será no domingo, 28 de outubro. A votação começa as 8 AM e vai até as 5 PM. Quem estiver na fi la para votar as 5 PM receberá uma senha, após este horário não será permitida a entrada.

Que documentos levar

Será necessário a apresentação de pelo menos um documento oficial com foto. Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. Para saber se a sua situação está eleitoralmente regularizada clique aqui. Baixe o e-título.

Urna eletrônica

Na tela da urna vão aparecer foto, número, nome e partido do candidato. Após escolher o seu candidato aperte a tecla verde para confirmar. Se desejar corrigir o seu voto aperte a tecla laranja. Para anular o seu voto, é necessário apertar qualquer número que não seja de nenhum candidato ou partido político. Para votar em branco, há uma tecla exclusiva.

Comprovante de votação

O comprovante de votação será entregue pelo mesário ao eleitor no dia da votação.

Colocar o número do candidato no livro de assinatura

É proibido por lei, colocar o número do candidato no livro de assinatura na hora da votação. É crime.

Equipamentos eletrônicos

A Justiça Eleitoral proíbe qualquer tipo de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. Tablets, telefones celulares e máquinas fotográficas, do mesmo modo que está proibido fazer fotos e selfies, para que o sigilo do voto seja preservado. Telefones celulares e dispositivos eletrônicos devem ficar na mesa receptora na hora do voto. Fotografia do voto é vetada pois desde 2009 é proibido por lei fotografar o voto. Quebrar o sigilo do voto é crime.

Cola eleitoral

A Justiça Eleitoral permite que o eleitor leve um papel com os nomes dos candidatos para a urna, para que possa escolher em quem vai votar, o TSE disponibiliza no www.tse.jus.br um modelo de cola eleitoral

Camisetas e roupas que identifiquem candidatos e partidos

Nesta eleição estão impedidos o uso de roupas e camisetas que identifiquem candidatos na urna de votação

Propaganda eleitoral

Estão impedidos a distribuição de santinhos e panfletos de candidatos e tampouco fazer boca de urna. No entanto é permitido bandeiras, broches e adesivos de partidos e candidatos, fora da área de votação.

SEÇÕES ELEITORAIS EM MASSACHUSETTS/NEW HAMPSHIRE

Boston Brighton High School 25 Warren Street Brighton, MA – 02135 Framingham Nevins Hall Memorial Building 150 Concord Street Framingham, MA – 01702 Hyannis Barnstable High School 744 West Main Street Hyannis, MA – 02601 Stoughton Stoughton Council on Aging & Youth Commission 110 Rockland Street Stoughton, MA – 02072 Nashua, NH Elm Street Middle School 117 Elm Street Nashua, NH – 03060

Deixe um comentário

WordPress Ads