Mundo

Xerife do Texas diz ao Congresso dos USA que quase 2.000 drones operados por carteis mexicanos sobrevoaram a fronteira ilegalmente

JSMEWS – O Xerife Urbino “Benny” Martinez disse ter observado quase 2.000 drones sobrevoando ilegalmente três condados do estado americano do Texas que ficam próximo à fronteira mexicana somente no mês passado.

Segundo o Xerife, os drones são operados por membros de organizações criminosas a partir do México, que segundo o agente da lei, seriam responsáveis pelo tráfico humano e de drogas para os Estados Unidos. O uso de drones na fronteira destina-se ao transporte de substâncias ilícitas e a vigilância para determinar rotas seguras para diversas atividades criminosas.

“Nos últimos 31 dias de 2023, houve 1.937 incursões de drones operados por carteis mexicanos em três condados fronteiriços do sul do Texas”, disse Martinez como testemunha na audiência do subcomitê conjunto do Comitê de Energia e Comércio da Câmara em Weslaco, Texas.

Martinez também enfatizou que o grande número de drones dificulta qualquer contra-ataque da polícia, porque qualquer drone que seja abatido poderia colocar em risco os cidadãos.

Esta informação vem num momento em que governo dos Estados Unidos está investigando a entrada de supostos balões espiões que foram abatidos dentro do espaço aéreo do país.

O pedido do Xerife Urbino “Benny” Martinez ao comitê da Câmara é parte de uma tentativa para instar os democratas a enfrentar a crise na fronteira sul.

Meses atrás, o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, prometeu que, após as eleições de meio de mandato, algo deveria ser feito para que os legisladores ouvissem os problemas que afligem os cidadãos americanos que vivem na região fronteiriça.
“Vamos realizar nossas audiências na fronteira para que os democratas não possam mais se esconder da crise que criaram”, disse McCarthy na época.

Deixe um comentário

WordPress Ads