Internacional

27 de janeiro é o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Da Redação – O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, por ocasião do 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração nazistas.

O que foi o Holocausto
De acordo com o site Yad Vashem, o Centro Mundial para a Memória da Shoah, o Holocausto foi a perseguição e aniquilação sistemática de judeus e outros povos realizada pela Alemanha nazista e seus colaboradores entre 1933 e 1945.

Nesse período, os judeus foram as principais vítimas, e cerca de seis milhões deles foram mortos, segundo dados do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

Por que se lembrar das vítimas do Holocausto em 27 de janeiro
A data de 27 de janeiro rememora a libertação do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945, indica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Segundo o Yad Vashem, Auschwitz-Birkenau foi o maior centro de extermínio criado pelos nazistas. Quando os soviéticos chegaram ao local, encontraram apenas 7 mil sobreviventes dos mais de um milhão de judeus que foram mortos naquele lugar.

Quando é o Dia do Holocausto e do Heroísmo
Há outra data conhecida como Dia do Holocausto e do Heroísmo (Yom Hashoá, em hebraico). Este é um marco no calendário nacional de Israel, que começa ao pôr do sol no dia 27 do primeiro mês do calendário judaico religioso e termina no pôr do sol seguinte.

Em 2023, de acordo com o site Yad Vashem, o Dia do Holocausto e do Heroísmo será em 18 de abril. “O parlamento israelense escolheu esta data porque ela se encontra entre o dia em que começou a Revolta do Gueto de Varsóvia e o Dia da Independência de Israel, e também porque cai durante o tradicional período de luto judaico conhecido como Contagem do Ômer”, explica o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, em seu site oficial.

Deixe um comentário

WordPress Ads