Brasil

Lula confirma indicação de seu advogado Cristiano Zanin para o STF

ESTADO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai indicar para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) seu advogado pessoal, Cristiano Zanin. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1/6) e ainda deve ser oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Apesar das críticas, o petista chegou a ressaltar o papel do advogado em sua defesa na operação Lava Jato. “Acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país”, declarou Lula.

Agora, Zanin terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde pode enfrentar o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (União-PR). Para seu nome ser confirmado como ministro da Suprema Corte a indicação ainda vai para plenário da casa legislativa, onde precisa ser aprovada pelo mínimo de 41 parlamentares.

Zanin é indicado para assumir a vaga do ministro Lewandowski, que se aposentou antecipadamente em abril, um mês antes de completar a idade máxima de 75 anos. O cargo de ministro é vitalício, valendo até uma renúncia, aposentadoria compulsória, ou impeachment.

Durante seu mandato, Lula ainda terá que indicar mais um ministro, já que a presidente da corte, Rosa Weber, deve se aposentar em outubro.

Deixe um comentário

WordPress Ads