Local Religião

O essencial ensino da palavra de Deus

Por: José Soares Leite – É sabido que o maior tesouro do cristão é realmente adquirido, quando ele ama o verdadeiro ensino da Palavra de Deus, mas se a interpretação for feita de maneira incorreta, logicamente o conhecimento será de pouco proveito. Em 2Timóteo 3.16 diz que toda as Escrituraras é proveitosa.

Porém, se o ensino for feito de forma correta, consequentemente sua aplicação será eficaz. No período dos juízes, todo o povo hebreu havia deixado de vez a orientação da Palavra. Em consequência disso, este período passou a ser conhecido como Idade das Trevas do povo de Israel.
Na época do Profeta Oséias, o povo de Israel e seus sacerdotes deixaram de consultar e ensinar às Escrituras; como consequência disso, o povo foi sendo rapidamente destruído pelo pecado, justamente porque lhe faltou o conhecimento da Palavra (Os 4.6). 0 Senhor alertou a nação hebraica para que prosseguisse em conhecer à Deus (Os 6.3). Esse conhecimento só pode acontecer por meio da exposição e ensinamento das Escrituras.

Um Fator muito influente no aprendizado é a dedicação do professor que está ensinando com fidelidade à Palavra de Deus aos seus ouvintes. O interesse do aluno para com a matéria que o professor está ensinando, lhe traz o conhecimento de Deus para sua edificação e a transmitirem a outros (2Tm 2.2; Fp 4.9).

Jesus recomendou a seus discípulos a serem atentos dizendo-lhes: “Aprendei de mim” (Mt 11.29). Jesus também alertou aos seus discípulos acerca disso, dizendo: “Errais não conhecendo às Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29). De igual modo, Paulo também recomendou aos seus auxiliares tal atitude (1Tm2.7).

Em Atos dos Apóstolos 11.26), o Apóstolo Paulo ficou ensinando não pouco tempo na igreja de Antióquia (At 14.28; 15.35; 18.4). Paulo também ensinava “todos os sábados” em Corinto (At 18.11). Ele ficou ensinando por um ano e meio em Corinto (At 18.26). Priscila e Áquila, convidaram o Apóstolo para sua casa e ele lhes ensinava, pontualmente ponto por ponto) a doutrina bíblica (At 18.26).

Paulo passou três anos ensinando na igreja em Éfeso (At 20.31). Paulo permaneceu ensinando dois anos em Roma, três anos na Igreja de Corinto e nas demais igrejas Galácia, Filipos, Colossos e Tessalônica por onde ele passou.


O Pastor José Soares é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston

Deixe um comentário

WordPress Ads