Comunidade Local Religião

O sentido próprio da vida

Por :José Soares Leite – Será que existe um propósito em nossa existência ou a vida já é um propósito em si mesma? Sermos parte de tudo que acontece no universo não é suficiente com a morte se arrastando em nossa direção e depois disto?
Se vivermos apenas para o presente, sem nos preocuparmos com o nosso futuro, então não teríamos um propósito pelo qual viver e nossa vida não teria nenhum sentido. A Bíblia diz: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1Co 15.19).

De todas as criaturas da terra só o homem pensa, reflete e medita sobre o sentido da vida. Porque sendo o homem feito a imagem de Deus, um ser provido de alma e espírito eterno, Deus gerou no seu coração um anseio inato pelas coisas eternas. Isto faz com que o homem já nesta vida tenha a percepção de viver para sempre.

Por mais sábio e entendido que o homem seja, ele precisa compreender que o verdadeiro sentido da vida não se encontra no conhecimento humano, mas na revelação divina.
Somente quando reconhecemos que há um Deus único e verdadeiro e a Ele servimos, compreendemos o propósito da vida. Mesmo Salomão com toda sua sabedoria e riqueza buscou um sentido da vida naquilo que o homem pode desfrutar “debaixo do céu”. Nesta busca inútil, não encontrou a felicidade verdadeira chegando até mesmo a frustração e decepção, quase chegando a perder a esperança. Somente quando ele reconheceu a Deus, concluiu que tudo neste mundo é vaidade.

O verdadeiro sentido da vida está em Jesus, Ele disse: “Eu sou a ressurreição e a vida” (Jo 11.25).
Jesus veio a este mundo para nos dar vida e para que a tenhamos em abundância (Jo 10.10b). Naturalmente falando, a vida existencial é um dom de Deus (Gn 2.7; Ec 5.19).

Não vivemos simplesmente por existir, há um sentido que é vivermos para a Glória de Deus (Jo 4.23) e também tem um propósito divino – Jesus disse: “Eu lhes dou a vida eterna” (Jo 3.3-7). Ele afirrmou aos seus discípulos que voltaria para nos buscar para estarmos juntos para sempre com Ele na casa do Pai (Jo 14.1-4).


José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em

Deixe um comentário

WordPress Ads