Local Religião

O vencedor da morte – Jesus Cristo

Por : Pr José Soares Leite – Por meio da tentação, Satanás conseguiu introduzir no mundo o pecado e a morte. A morte é consequência do pecado (Rm 5.12), que veio ao mundo por meio do primeiro Adão.

A Bíblia diz: “Pois assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”. (1Co 15.22) Cristo, o segundo Adão, veio ao mundo e por três vezes esteve face a face com a morte, tendo que manifestar o seu poder sobre a morte, ressuscitando uma menina, um moço e seu amigo Lázaro.

Depois de cumprir o seu ministério terreno, Jesus entrega seu espírito ao Pai, e por três dias permanece no seio da morte para vencê-la definitivamente: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1Co 15.53-55) A base de toda pregação cristã está no fato da ressurreição de Cristo. Esta é a diferença que distingue o autêntico cristianismo das demais religiões. O túmulo está vazio! O Senhor Jesus venceu a morte! Se ele ainda estivesse na sepultura, nossa fé não teria nenhum sentido. Seríamos os mais miseráveis. Porém, o nosso Salvador tomou as chaves da morte e do inferno, ganhando-nos a vitória que tanto precisávamos.

Todo ser humano, tanto crente quanto incrédulo está sujeito a morte. A palavra “morte” tem, porém, mais de um sentido na Bíblia.
Existem três tipos de morte: – Morte Física: é uma separação do homem interno da do homem externo, é uma separação da alma e espírito do corpo.

Morte Espiritual: é a separação do homem pecador de Deus. Um morto espiritual pode estar vivo fisicamente (Mt 8.22; Cl 2.14), ou ele pode estar morto fisicamente vivendo no inferno, consciente na alma e no espírito (Mt 8.22; 1Tm 5.6).

Morte Eterna: chamada também de segunda morte; ocorrerá quando Deus lançar no lago de fogo os que para lá forem condenados (Ap 2.11; 1.8; 20.6).
A vitória de Cristo sobre a morte começou no Calvário, continuou com sua própria ressurreição, chegará ao auge com a ressurreição dos salvos no dia do arrebatamento e culminará quando ela, a morte, for lançada para sempre no Lago de Fogo (Ap 20.14).

Portanto, a ressurreição dos salvos será mais um rude golpe para a “morte”, e ao final do Milênio ela sofrerá a sua derrota final. Nós, os cristãos não tememos mais a morte, porque já estamos de posse da vida eterna por Cristo Jesus (Rm 6.23). Por isto que não pranteamos como o mundo sem esperança quando a morte lhe sobrevém (1Ts 4.13).

Naturalmente que a tristeza comove a emoção do cristão fazendo-lhe chorar, mas não o faz perder as esperanças de mais tarde reencontrar aquele ente querido na presença de Jesus (2Co 5.8). “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6.23).


José Soares é pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.

Deixe um comentário

WordPress Ads