EUA

Onda de frio intenso causa 9 mortes nos Estados Unidos, temperaturas chegam a -30ºC

Da Redação – Uma onda de frio denominada “Artic blast” ou “rajada do Ártico” causou a morte de, pelo menos, nove pessoas nos Estados Unidos. De acordo com as informações divulgadas pela mídia americana, os termômetros chegaram a marcar -30ºC em algumas regiões como o Oregon, Idaho e Utah. Estados do nordeste norte-americano como Nova York e Maine também foram afetados pelo frio intenso.

Após quase dois anos, o internacionalmente famoso Central Park registrou neve, o que fez com que algumas pessoas fossem até o espaço para conferir o fenômeno, porém, permaneceram pouco tempo devido a temperatura baixa. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alertou que “ventos gelados desse tipo podem causar congelamento da pele exposta em poucos minutos”.

No momento, a tempestade está atingindo o sudeste do país e pode ser percebida em estados como Mississippi, Alabama, Geórgia, Louisiana e partes do Texas, que estão sob estado de atenção. As expectativas das autoridades são de que o país venha a ter um alívio do frio, com as temperaturas subindo até a próxima quinta-feira, 18. No entanto, os termômetros devem voltar a baixar no fim de semana, quando está previsto um novo período de baixas temperaturas.

No último domingo, 14, um jogo de futebol americano da NFL, que iria acontecer em Nova York, chegou a ser remarcado. Em Iowa, as eleições primárias do Partido Republicano também precisaram ser adiadas. Ainda na sexta-feira, 12, o aeroporto de Chicago foi fechado em decorrência da neve e do gelo, causando a suspensão de centenas de voos na região.

Na semana passada, o frio intenso já havia ocasionado outros transtornos nos Estados Unidos, fazendo, por exemplo, com que aproximadamente 302 mil residências e empresas em nove diferentes estados ficassem sem acesso a energia elétrica, na terça-feira, 09. Os principais estados afetados nesse sentido foram a Geórgia, a Flórida e o Alabama. Na época, as autoridades norte-americanas já haviam alertado a população sobre a previsão climática elaborada para o fim da semana.

Deixe um comentário

WordPress Ads