EUA Mundo Novo Normal Política

Por que os Estados Unidos celebram o Dia do Trabalho em Setembro e qual o significado desse feriado nos USA?

Da redação – Labor Day, ou como conhecemos, Dia do Trabalho nos Estados Unidos é comemorado em setembro, não no dia 1º de maio, como no Brasil e em outros países. Mais precisamente na primeira segunda-feira de setembro, o feriado dedicado aos trabalhadores é tradicionalmente comemorado por desfiles, discursos, churrascos e piqueniques, como todo bom feriado americano.

Para muitos habitantes, especialmente crianças e jovens adultos, a data também representa o fim do verão e o início da temporada de volta às aulas.

Mas você sabe a história por trás desse feriado?

Origem do feriado do Labor Day
A origem do feriado parte de um capítulo doloroso da história dos EUA. No final dos anos 1800, no auge da Revolução Industrial nos Estados Unidos, a carga média de trabalho era de 12 horas por dia e sete dias por semana para ganhar um sustento básico.

Mesmo tendo restrições em alguns estados, crianças de 5 ou 6 anos trabalhavam em usinas, fábricas e minas em todo o país, ganhando ainda menos que os adultos. Pessoas de todas as idades, especialmente os muito pobres e os imigrantes, enfrentavam condições de trabalho extremamente inseguras, com acesso insuficiente a ar fresco, instalações sanitárias e descanso.

No final do séc XVIII, começaram a surgir sindicatos, principalmente nas fábricas e indústrias. Ao ganharem relevância, eles começaram a organizar greves, protestos e comícios para protestar contra as más condições e forçar os empregadores a renegociar horas e salários.

Claro que esse tipo de tentativa de mudança não foi bem vinda e o apoio da polícia estava ao lado dos patrões. Por causa disso, houve repressão ao movimento e operações violentas para impedir o avanço dos manifestantes. Policiais e trabalhadores morreram em Chicago durante o Haymarket Riot de 1886.

A ideia de um “feriado dos trabalhadores”, comemorado na primeira segunda-feira de setembro, pegou em outros centros industriais de todo o país, e muitos estados aprovaram legislação reconhecendo-a. O Congresso não legalizaria o feriado até 12 anos depois, quando um momento decisivo na história do trabalho americana trouxe os direitos dos trabalhadores diretamente à vista do público. Em 11 de maio de 1894, funcionários da Pullman Palace Car Company em Chicago entraram em greve para protestar contra os cortes de salários e a demissão de representantes sindicais.

Em 26 de junho, a American Railroad Union, liderada por Eugene V. Debs, convocou um boicote a todos os vagões Pullman, prejudicando o tráfego ferroviário em todo o país. Para interromper a greve em Pullman, o governo federal despachou tropas para Chicago, desencadeando uma onda de distúrbios que resultou na morte de mais de uma dúzia de trabalhadores.

História do feriado

O primeiro Dia do Trabalho nos Estados Unidos foi comemorado no dia 5 de setembro de 1882, na cidade de Nova York. A comemoração teve piquenique, show e palestras. Dez mil trabalhadores desfilaram da Prefeitura até a Union Square.

Antes de ser feriado federal, o Dia do Trabalho foi reconhecido por ativistas pelos direitos dos trabalhadores e comemorado em centros industriais. Depois que as portarias municipais foram aprovadas em 1885 e 1886, um movimento se desenvolveu para garantir a legislação estadual.

Nova York foi o primeiro estado a apresentar um projeto de lei, mas Oregon foi o primeiro a aprovar uma lei reconhecendo o Dia do Trabalho, em 21 de fevereiro de 1887. Durante 1887, mais quatro estados – Colorado, Massachusetts, Nova Jersey e Nova York – aprovaram leis criando o feriado.

Connecticut, Nebraska e Pensilvânia seguiram o exemplo. Em 1894, mais 23 estados haviam adotado o feriado e, em 28 de junho de 1894, o Congresso aprovou uma lei tornando a primeira segunda-feira de setembro de cada ano um feriado legal.

O Dia do Trabalho não é apenas um dia para comemorar as realizações dos trabalhadores, mas também para refletir sobre as condições de trabalho e meios de obter melhorias para todos.

Por que comemorar o Labor Day?

A mão de obra americana, que desde aquela época era formada por trabalhadores de diversas nações, elevou o padrão de vida dos EUA e contribuiu para a maior produção que o mundo já conheceu, e o movimento trabalhista nos aproximou da realização dos ideais tradicionais de democracia econômica e política.

É apropriado, portanto, que a nação preste homenagem no Dia do Trabalho ao criador da força, liberdade e liderança da naçãoo trabalhador americano.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads