JSNEWS – Yolanda Díaz, segunda vice-presidente do Governo de Espanha, gerou polêmica na comunidade internacional ao ecoar um lema do Hamas em apoio à Palestina no contexto do conflito com Israel.
À medida que as nações se alinham entre apoiar Israel ou o Hamas, o espectro de apoio se tornou um discurso global.
Na América Latina, vários lideres de governo tem mostrado publicamente seu apoio a Palestina enquanto permanecem em silencio quanto ação terrorista do Hamas.
Na Europa, a Espanha se destaca como um dos poucos países da UE que defende fortemente as ações do Hamas. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, oficializou o reconhecimento do Estado da Palestina nesta terça-feira (28), a iniciativa “histórica”, segundo ele “tem como principal objetivo contribuir para alcançar a paz entre israelenses e palestinos”. Irlanda e Noruega também acompanharam a decisão
O reconhecimento provocou a reação de Yolanda Díaz, a segunda vice-presidente do Governo de Espanha, emitiu sua opinião em um vídeo compartilhado em sua conta oficial na rede social X enfatizando que o reconhecimento do Estado da Palestina é uma prova do compromisso da Espanha com os direitos humanos e a promoção do direito internacional, chamando-o de ato da humanidade. “Que a Palestina tenha reconhecimento institucional é importante, mas não pode ser o fim do caminho. É um grito da sociedade civil internacional, especialmente das gerações mais jovens, que esse horror continua”, disse.
No entanto, a controvérsia eclodiu após as últimas palavras de Yolanda Díaz no vídeo, nas quais ele ecoou: “A Palestina estará livre do rio para o mar”. Esse lema, comumente associado ao Hamas, é problemático porque envolve a destruição de Israel, um pais que esta localizado entre os Jordão e o Mediterrâneo.
Respostas e reações
As autoridades israelenses emitiram uma declaração condenando o uso da frase por pela vice-presidente. “Nossa total rejeição das declarações de Yolanda Díaz, segunda vice-presidente do governo espanhol, que usou o lema do Hamas ‘ do rio ao mar’. Essa expressão é um apelo claro à eliminação de Israel, promovendo o ódio e a violência”, articulou Radian-Gordon Rodica, embaixadora de Israel na Espanha.
Esclarecimento de Yolanda Díaz
Em resposta, Yolanda Díaz reiterou sua posição e esclareceu suas declarações enfatizando que suas palavras não refletem o antissemitismo e que ele sempre apoiou o reconhecimento dos Estados israelenses e palestinos.
“We can’t stop here. Palestine will be free, from the river to the sea.”
– Spanish Vice President, Yolanda Díaz. pic.twitter.com/7FYizgNPRf
— Dilly Hussain (@DillyHussain88) May 24, 2024