EUA

Sem verba para muro, Trump não aceita acordo orçamentário e governo pode parar

O presidente Donald Trump, não vai assinar um acordo de orçamento ‘tampão. O motivo, segundo legisladores republicanos, é a falta verba para o financiamento da construção do muro na fronteira com o México. Com isso, a possibilidade de uma paralização do governo antes do Natal , o ‘shutdown’, aumenta consideravelmente.

Na terça-feira, porém, a Casa Branca havia desistido da paralisação. ‘O presidente nos informou que não irá assinar a lei que voltou do Senado ontem à noite devido às suas preocupações legítimas com a segurança das fronteiras”, afirmou o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, após um encontro com outros integrantes do Partido Republicano e o presidente.

“Então, o que vamos fazer é voltar para a Câmara e trabalhar com nossos membros. Queremos manter o governo aberto, mas também queremos ver um acordo que proteja a fronteira”, disse Paul Ryan. Trump rejeitou uma lei que manteria o funcionamento do governo até 8 de fevereiro apenas um dia antes do fim do financiamento para agências governamentais importantes, levando os deputados a lutarem por um novo acordo.

Os democratas, contudo, se mantêm firmes e afirmaram que não vão apoiar um orçamento que financie o muro de Trump na fronteira com o México – com custo estimado de US$ 5 bilhões. “O financiamento do muro não é um ponto de partida”, disse a democrata Nancy Pelosi, provável sucessora de Ryan, quando os democratas retomarem a maioria da Câmara em 3 de janeiro.

“Acho que eles sabem disso”. Os temores de uma paralisação, somando-se a outras preocupações, fizeram as ações dos EUA despencarem, com o índice industrial Dow Jones perdendo cerca de 2%

Deixe um comentário

WordPress Ads