Biden

Biden alerta para as consequências caso o Congresso dos USA não aprove o plano de investimentos sociais reduzido para $1,75Tri

JSNEWS – O presidente Joe Biden alertou na quinta-feira que os Estados Unidos correm o risco de ficar mais atrasados em relação a outros países em competitividade global se o Congresso não aprovar o plano de gastos de US $ 1,75 trilhão do “Build Back Better Act”.

“Hoje tenho o prazer de anunciar, após meses de negociações difíceis e ponderadas … temos uma estrutura econômica histórica … que criará milhões de empregos, fará crescer a economia, investirá em nossa nação e em nosso povo, mudará a crise climática em uma oportunidade e nos porá em um caminho não apenas para competir, mas para ganhar a competição econômica do século 21 contra a China e todos os outros grandes países do mundo”, disse Biden, falando na Sala Leste da Casa Branca após o recesso de uma reunião com os legisladores democratas que votarão no pacote.

Biden disse que os EUA enfrentam um “ponto de inflexão” devido a anos de fracasso em investir suficientemente na infraestrutura americana e no povo americano.

A América ainda é a maior economia do mundo. Ainda temos os trabalhadores mais produtivos e as mentes mais inovadoras do mundo, mas corremos o risco de perder nossa vantagem como nação”, disse ele. “Não podemos ser competitivos na economia global do século 21 se continuarmos a cair”.

O presidente observou que os Estados Unidos já lideraram o mundo em infraestrutura e desempenho educacional, mas agora estão em uma posição muito inferior devido aos efeitos da “economia de fluxo contínuo”.

A estrutura do plano “Build Back Better” revelada pela Casa Branca inclui algumas – mas não todas – das prioridades identificadas por Biden e progressistas ao longo dos meses desde que ele assumiu o cargo, incluindo um investimento de mais de US $ 500 bilhões no combate às mudanças climáticas, tornando a saúde assistência e assistência domiciliar para pessoas com deficiência mais acessíveis e fornecendo assistência infantil em locais de trabalho.

Mas Biden lançou sua proposta não como uma prioridade partidária, mas como um imperativo apartidário. “Não se trata de esquerda contra direita ou moderada contra progressista ou qualquer outra coisa que coloque os americanos uns contra os outros. Trata-se de competitividade versus complacência, de  expandir a oportunidade, não a oportunidade de negar. Trata-se de liderar o mundo”, disse ele, acrescentando que os EUA estão atualmente “deixando o mundo passar por nós.

Deixe um comentário

WordPress Ads