EUA Imigração

Mais de 13.400 menores desacompanhados foram detidos desde o início do ano na fronteira Mexico-USA

JSNEWS – Apesar dos riscos, o trânsito de crianças migrantes tem sido constante. A Agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) observa o número de crianças migrantes tem aumentado desde o início de 2021.

No caso da fronteira sul dos Estados Unidos e de acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) 3.478 crianças desacompanhadas vindas da Guatemala, Honduras e El Salvador (o Triângulo Norte da América Central), foram detidas pelas autoridades migratórias dos Estados Unidos apenas nos dois primeiros meses de 2023, a informação


Os números informados pelo Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), indicam que em janeiro houve 5.992 encontros de crianças e 7.486em fevereiro deste ano.

Do total de menores desacompanhados, 1.529 eram de El Salvador, 4.563 da Guatemala e 7.386 de Honduras.

O número para os dois primeiros meses de 2023 caiu cerca de 2,7%, abaixo dos 13.852 casos em 2022. Em janeiro daquele ano, foram registradas 5.966 apreensões e 7.486 em fevereiro.

As apreensões de crianças desacompanhadas representam 23,9% do total de detentos registrados entre janeiro e fevereiro.

De acordo com várias fontes consultadas, traficantes ou “coiotes” em El Salvador formam redes com outros no Triângulo Norte da América Central, que completam Honduras e Guatemala, e trabalham com a permissão dos cartéis de drogas que atuam no território mexicano.

A cada ano, mais de 500 mil pessoas desses três países tentam migrar irregularmente para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida ou para escapar da violência.

Deixe um comentário

WordPress Ads