EUA Mundo Política

Biden promete ‘reconstruir os EUA’ em seu primeiro discurso com Kamala

REUTERS – O candidato democrata à presidência americana, Joe Biden, apresentou-se nesta quarta-feira pela primeira vez acompanhado de sua companheira de chapa, Kamala Harris, e prometeu “reconstruir os Estados Unidos“, em uma tentativa de derrotar Donald Trump nas eleições de novembro.

O discurso, pronunciado em uma escola de Wilmington, Delaware, estado onde Biden reside, representa um marco em sua campanha, na qual Kamala busca entrar para a História como a primeira mulher a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos.

Biden citou a crise sanitária que o país enfrenta devido ao novo coronavírus, que já deixou mais de 164 mil mortos nos Estados Unidos. “Temos uma crise de saúde pública”, assinalou o democrata, que prometeu que seu governo irá arrumar “o desastre que o presidente Trump e seu vice criaram em casa e no exterior”.

A questão da pandemia permeou todo o ato. A dupla entrou de máscara no local do discurso. “Ela sabe o que está em jogo”, afirmou Biden, que destacou a origem de Kamala, cujo pai é jamaicano e a mãe nasceu na Índia. “Ela sabe pessoalmente como as famílias de imigrantes enriquecem o país.”

Nesta terça-feira, Biden – que lidera as pesquisas de opinião – pôs fim à espera ao anunciar que Kamala, senadora negra que representa a Califórnia, será sua companheira na disputa contra o presidente Donald Trump, uma decisão qualificada como histórica.

Antes de Kamala, duas mulheres concorreram à vice-presidência, Geraldine Ferraro em 1984 e Sarah Palin em 2008, mas nunca antes houve uma candidata dos partidos majoritários negra ou sul-asiática como Kamala.

Aos 55 anos, Kamala se encontra em uma posição privilegiada para a campanha de 2024, já que Biden, 77 anos, deu a entender que, se vencer, poderá não concorrer a um segundo mandato.

Deixe um comentário

WordPress Ads