Brasil EUA Imigração Turismo

Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA

AGÊNCIA BRASIL A partir do dia 10 de abril, cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, terão de apresentar visto para entrar no Brasil.

O documento será exigido em portos, aeroportos e fronteiras terrestres, para quem permanecer no país por até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que não ultrapasse 180 dias a cada 12 meses.

O prazo inicial, previsto em decreto, era 10 de janeiro, mas foi adiado para abril. A justificativa do Ministério das Relações Exteriores era a necessidade de mais tempo para implementação do sistema. Além disso, evitar também consequências negativas ao turismo brasileiro no período de alta temporada de viagens, no início deste ano.

A exigência do visto derruba a decisão do governo Jair Bolsonaro que, em março de 2019, tinha dispensado a obrigatoriedade de apresentação de visto a turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, no território brasileiro.

A medida foi unilateral, porque os brasileiros continuaram precisando de visto para viajar para os mesmos países. Porém, o MRE explica que a diplomacia brasileira está baseada na reciprocidade de ações.

Em maio de 2023, o Japão saiu desta lista, quando foi firmado um acordo entre os dois países que liberou a exigência de visto para viagem de até 90 dias.

Os turistas dos três países que desejam conhecer o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, o chamado e-Visa.

Deixe um comentário

WordPress Ads