EUA

Câmara aprova impeachment de Trump

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira, 18, o impeachment do presidente Donald Trump por abuso de poder com 230 votos a favor e 197 contra, depois de sete horas de debates no plenário. Trump torna-se, com isso, o terceiro líder americano a ser a julgado pelo Senado, a próxima etapa desse processo.

Os anteriores foram Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998. Richard Nixon renunciou em 1974 antes da votação. Uma segunda votação deu-se em seguida, referente à acusação de obstrução dos trabalhos de investigação do Congresso, e terminou com 229 votos a favor e 198 contra, com 3 abstenções e uma ausência.

Candidato à reeleição pelo Partido Republicano em 2020, Trump é acusado pela Câmara dos crimes de abuso de poder e de obstrução dos trabalhos do Congresso. O primeiro tem como base as pressões dele sobre o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, para investigar a presença do fi lho de seu potencial adversário eleitoral, Joe Biden, no conselho de uma empresa envolvida em corrupção.

O segundo se refere ao veto de Trump ao depoimento de seus colaboradores no inquérito em andamento. Em um documento de 658 páginas que ofi cializou o processo de impeachment, o Comitê Judiciário da Câmara concluiu que o presidente “traiu a nação ao abusar das funções de seu posto”.

O caso será encaminhado por representantes da Câmara ainda nesta semana para o Senado, onde será julgado sob o comando do presidente da Corte Suprema, John Roberts. Trump, porém, continuará a exercer a Presidência dos Estados Unidos enquanto o julgamento não for concluído no Senado, que tenderá a inocentá-lo.

Deixe um comentário

WordPress Ads